magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Huawei classifica decisão do Reino Unido sobre 5G de 'decepcionante'

Governo britânico excluiu empresa de sua rede 5G após sanções dos EUA contra a chinesa. China afirmou que Reino Unido foi 'enganado' pelos americanos. Loja da Huawei em

Por Mauricio Santos em 15/07/2020 às 16:05:33
Governo britânico excluiu empresa de sua rede 5G após sanções dos EUA contra a chinesa. China afirmou que Reino Unido foi 'enganado' pelos americanos. Loja da Huawei em Pequim nesta quarta-feira (15); Reino Unido baniu empresa chinesa de sua rede 5G

Ng Han Guan/AP

A Huawei classificou a decisão do Reino Unido de excluir a empresa de sua rede 5G como "decepcionante" e disse que isso ameaça levar os britânicos à "pista lenta digital". O comunicado foi publicado no Twitter da fabricante de smartphones chinesa.

Na quinta (14), o governo britânico anunciou a proibição do uso de equipamentos da chinesa Huawei para suas redes 5G. Pela decisão, as empresas de telecomunicação devem suspender a compra de novos equipamentos da marca e remover os já existentes até 2027.

"Esta decisão decepcionante é uma má notícia para qualquer pessoa no Reino Unido com um telefone móvel. Ela ameaça mover a Grã-Bretanha para a pista lenta digital, elevar as contas e aprofundar o fosso digital", disse Ed Brewster, porta-voz da Huawei.

A empresa prosseguiu dizendo que pediu que o governo "reconsidere" a proibição. "Continuamos confiantes de que as novas restrições dos EUA não afetariam a resiliência ou a segurança dos produtos que fornecemos ao Reino Unido".

O motivo para banir a Huawei é o impacto de novas sanções dos EUA sobre a tecnologia de chips, que Londres diz afetar a capacidade da empresa de se manter como fornecedora confiável no futuro.

Com a exclusão, a rede de 5G sofrerá um atraso de até 3 anos e um custo extra de até 2 bilhões de libras (R$ 13,6 bilhões) no Reino Unido. A decisão marca uma volta atrás do governo britânico, que em janeiro havia concedido à empresa a possibilidade de participar na infraestrutura do 5G no país, ainda que de forma limitada.

China diz que Reino Unido foi 'enganado'

A China, por sua vez, criticou nesta quarta-feira (15) a decisão do Reino Unido e disse que Londres se deixou "enganar" pelos Estados Unidos, de acordo com agência France Presse.

O governo chinês alertou que "tomará uma série de medidas para defender os interesses legítimos das empresas chinesas", disse à imprensa a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying.

"Terão que pagar um preço" por esta decisão, afirmou sem dar mais detalhes.

Governo britânico anuncia banimento da empresa Huawei das redes de 5G

Fonte: G1

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui