Brasil STJ suspende julgamento

STJ suspende julgamento para advogado Alvoradense entregar memoriais pessoalmente

Por Redação

05/09/2022 às 10:09:18 - Atualizado há
Advogado solicitou a suspensão até que pudesse entregar documentos de forma física

Por considerar que há motivação para o pedido, o ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça, determinou a suspensão de um julgamento até que o advogado entregue os memoriais pessoalmente.

No caso concreto, no início da epidemia da Covid-19, o advogado solicitou a suspensão do processo até que fosse possível entregar os memoriais de forma física. Então, um desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná determinou que o julgamento ocorresse após a normalização da situação relativa à crise de saúde.

No entanto, em junho de 2020 os embargos de declaração foram incluídos na pauta de uma sessão virtual. O advogado fez novo pedido de adiamento do julgamento, que foi negado. O promotor alegou que "manter uma decisão que determina que o ato será realizado com expresso prejuízo às partes fere significativamente os princípios do contraditório e ampla defesa".

Na decisão, o ministro considerou que, "no caso dos autos, a defesa alegou, ao requerer o adiamento do julgamento dos embargos, que ingressou no processo após a oposição do referido recurso, logo gostaria de apresentar pessoalmente os memoriais".

Então, Reis Júnior analisou que o promotor "apresentou motivação para o pedido e, logicamente, o julgamento deveria ter sido adiado".

Por fim, o ministro entendeu que, como o desembargador que concedeu a suspensão pela primeira vez não se opôs a apresentação dos memoriais na forma física, "nada mais impede a defesa de entrar em contato com o respectivo gabinete para concretizar a entrega dos memoriais presencialmente".

STJ suspende julgamento par... by Veja Paraná

Fonte: Conjur
Comunicar erro
Leia estas Notícias

Comentários Comunicar erro

Veja Paraná

© 2022 Veja Paraná - Todos os direitos reservados.
Jornalista responsavél Mauricio Santos MTB 0012220/PR

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Veja Paraná