magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Mulher Ăš flagrada por câmara fazendo gestos de apoio ao candidato Bolsonaro e gestos considerados obscenos e racistas, próximo ao candidato LULA

Por Jornalista Maurício Santos em 06/09/2022 às 14:40:20
Uma mulher ainda não identificada e flagrada por câmara fazendo gestos de apoio ao candidato Bolsonaro e gestos considerados obscenos e racistas, próximo ao candidato a presidĂȘncia da RepĂșblica Luiz InĂĄcio Lula da Silva.

O fato ocorreu nesta segunda-feira (5), no encontro com assistentes sociais em São Paulo, aparentemente a mulher portava uma espécie de crachĂĄ e provavelmente participava de uma equipe de apoio ao candidato.



Juntando o polegar ao indicador, ela manteve os demais dedos esticados e fez movimentos repetitivos com a mão.

Os trĂȘs dedos esticados simbolizam a letra "w", uma referĂȘncia à palavra em inglĂȘs "white" (branco). JĂĄ o cĂ­rculo formado representa a letra "p", para a palavra "power" (poder). Ou seja, o sĂ­mbolo é apontado como simbolizando "poder branco".

Pesquisadores que estudam sĂ­mbolos da extrema direita alegam que o gesto é utilizado como uma mensagem codificada para que possam se identificar, o chamado "dog whistle" (apito para cães), em referĂȘncia ao instrumento que não é ouvido por humanos, mas pode ser captado pelos cachorros.
É uma estratégia de comunicação que envolve códigos e envia uma mensagem na qual as pessoas em geral tiram um certo significado (no caso do "white power", por exemplo o sĂ­mbolo pode significar "ok", ou "vai tomar no c."), mas um grupo especĂ­fico compreende a mensagem "secreta".
Esses sĂ­mbolos são muitos usados pelo movimento alt-right, abreviação de "direita alternativa", que é uma reformulação da supremacia branca por extremistas -o termo surgiu em 2010 e começou a ganhar força em 2016, especialmente nos Estados Unidos, segundo a ADL (Liga Antidifamação), órgão americano que monitora crimes de ódio. É uma ideologia racista ou antissemita que acredita que a direita tradicional não defende adequadamente os interesses dos brancos.

Entenda alguns desses sĂ­mbolos.

Vaporwave

Uma estética nascida de um ramo da mĂșsica eletrônica no começo dos anos 2010 que foi apropriada pela nova direita –e hĂĄ quem a chame de fashwave, juntando a palavra "fascist" (fascista). As imagens, com influĂȘncia dos anos 1980 e com cores que lembram o néon, mesclam um futurismo retrô e paisagens que parecem saĂ­das da ficção cientĂ­fica. Slogans nacionalistas quase sempre acompanham as imagens.



Reportagem:
Jornalista MaurĂ­cio Santos
Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui