magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Programa espião para Android conseguiu chegar à Play Store para atacar usuários, diz empresa

Estudo aponta que Google já retirou apps do ar, mas lojas 'alternativas' ainda oferecem os programas para download. App prometia turbinar navegação web, mas instalava programa

Por Mauricio Santos em 02/05/2020 às 15:26:19
Estudo aponta que Google já retirou apps do ar, mas lojas 'alternativas' ainda oferecem os programas para download. App prometia turbinar navegação web, mas instalava programa espião no smartphone.

Reprodução

A fabricante de antivírus Kaspersky publicou um relatório detalhando um programa espião chamado PhantomLance ("Lança fantasma", em tradução livre), que está ativo desde 2016. O programa se destaca pela sofisticação e discrição, conseguindo inclusive chegar à Play Store pelo menos oito vezes entre agosto de 2018 e novembro de 2019.

O aplicativo mais recente publicado pelos hackers na Play Store prometia "turbinar" o navegador do smartphone para acelerar a navegação na internet e remover arquivos desnecessários. Ao longo dos anos, invasores também utilizaram bloqueadores de anúncios e plug-ins para "atualizar" o smartphone ou componentes.

O app falso avisava ao usuário que, para desempenhar todas as funções, era preciso acesso "root" – um tipo de permissão que só aparelhos modificados podem conceder.

Se o acesso root fosse concedido, o programa espião teria liberdade para roubar diversas informações do telefone, incluindo contatos e mensagens. O celular também ficaria sob o controle do hacker.

O levantamento da Kaspersky teve início após um alerta da Dr. Web, outra fabricante de antivírus, que apontou a existência de um programa de espionagem na Play Store em 2019. A Kaspersky começou então a investigar aplicativos com características semelhantes – o que levou à descoberta de uma campanha que há anos marca presença na Play Store

Como os apps chegaram à Play Store

A Play Store utiliza diversos filtros – inclusive revisão humana, de acordo com o Google – com o objetivo de bloquear o cadastramento de aplicativos falsos. Para driblar essas medidas, os hackers responsáveis pelo PhantomLance utilizaram truques e códigos escondidos.

Uma das técnicas era cadastrar o app sem nenhum código malicioso, deixando o componente de espionagem para ser incluído em uma atualização. Isso ajudava o app a conseguir mais downloads do que denúncias e avaliações negativas. Depois, a atualização automática se encarregaria de distribuir a versão maliciosa do app a todos os usuários que já tinham instalado o programa anteriormente.

O componente de espionagem era criptografado ("embaralhado") para escondê-lo dentro do aplicativo. Além disso, parte do conteúdo estava intencionalmente corrompido com dados em ordem inválida. A reconstrução do código, para que pudesse ser executado pelo Android, ocorria apenas no momento necessário.

As permissões do programa espião também eram solicitadas de forma dinâmica – ou seja, durante o uso do aplicativo. Isso não é normal em programas de espionagem, já que há um risco considerável de a vítima negar essas permissões. No entanto, isso também pode ter colaborado para fazer o app passar pelas barreiras da Play Store.

Apesar de ter aparecido na Play Store, o PhantomLance representa um risco maior para quem baixa aplicativos fora da loja do Google. Nas lojas "alternativas", os apps continuam disponíveis; na loja oficial do Google, eles foram removidos.

Alvo provável é o Vietnã

A Kaspersky encontrou semelhanças entre o PhantomLance e o OceanLotus, um grupo de hackers notório pela sua atividade no sudeste asiático, em especial no Vietnã.

O OceanLotus desenvolve ferramentas de espionagem para outras plataformas, incluindo macOS e Windows. Apesar das diferenças entre os programas de cada plataforma, a Kaspersky encontrou indícios de uma origem comum.

A suspeita também é corroborada pelos dados antivírus da Kaspersky, que indicam a presença dos aplicativos do PhantomLance em smartphones na Índia, no Vietnã e na Indonésia. Também foram registrados casos na Argélia e na África do Sul, no continente africano. A Kaspersky não indicou registros em outros países.

Algumas versões do PhantomLance também miram diretamente os cidadãos do Vietnã. Um dos apps, por exemplo, promete "encontrar bares" no Vietnã; outro app semelhante prometia indicar a localização de igrejas.

Aplicativo promete indicar localização de igrejas no Vietnã.

Reprodução/Kaspersky

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

Fonte: G1

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui