magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Universidades estaduais do Paraná têm 13 cursos com 5 estrelas no Guia Estadão

Universidades de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e do Oeste do Paraná conquistaram avaliação máxima. Outros 209 cursos de graduação, incluindo a Unicentro e Unespar, receberam 4 (muito bom) e 3 (bom) estrelas. Publicação é elaborada todos os anos pelo jornal O Estado de São Paulo.

Por Mauricio Santos em 08/11/2022 às 18:01:41
Universidades estaduais do Paraná têm 13 cursos classificados com 5 estrelas no Guia da Faculdade Estadão - Foto: SETI

Universidades estaduais do Paraná têm 13 cursos classificados com 5 estrelas no Guia da Faculdade Estadão - Foto: SETI

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) somam 13 cursos classificados com cinco estrelas ou considerados excelentes no Guia da Faculdade 2022. A publicação é elaborada todos os anos pelo jornal O Estado de S. Paulo - Estadão. Outros 209 cursos de graduação das estaduais, incluindo as universidades do Centro-Oeste (Unicentro) e do Paraná (Unespar), conquistaram quatro estrelas (muito bom) e 54 receberam três estrelas (bom).

Na liderança, a UEM conquistou cinco estrelas nos cursos de Farmácia, Geografia, Matemática, Química e Zootecnia. A UEL vem na sequência, com as graduações em Agronomia, Ciências Biológicas, Filosofia e Medicina Veterinária. Entre os cursos da Unioeste estão Engenharia Agrícola, Pedagogia e Secretariado Executivo Trilíngue. A UEPG finaliza a lista de graduações de excelência das estaduais com o curso de Letras.

A pesquisa avaliou mais de 17 mil graduações de todo o Brasil, entre cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, nas modalidades presenciais e de ensino a distância (EaD), de instituições de ensino superior públicas e privadas, cadastradas no Ministério da Educação (MEC).

Os critérios de avaliação abrangem três aspectos qualitativos: projeto pedagógico, que analisa as características das propostas de ensino dos cursos; corpo docente, que considera o perfil de professores; e infraestrutura, que avalia as condições de materiais e equipamentos utilizados.

O reitor da UEM, professor Leandro Vanalli, ressalta a importância da ciência e a atuação das universidades para o desenvolvimento sustentável. "Essa classificação evidencia a excelência dos nossos no viés do desenvolvimento sustentável, que tem sido foco de muitos projetos das universidades do sistema estadual de ensino superior do Paraná", afirma.

"É oportuno destacar a atuação de professores e alunos, que se preparam para um mercado cada vez mais dinâmico. Esperamos que essas classificações sejam cada vez mais positivas como fruto do trabalho das universidades estaduais", completa.


Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui