Educação Enade

Enade: estudantes têm até sábado para preencher questionário

Alunos que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 têm até sábado (26) para preencher o...

Por Redação

22/11/2022 às 15:32:15 - Atualizado h√°

Alunos que far√£o o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 t√™m até s√°bado (26) para preencher o Question√°rio do Estudante. O instrumento, que é obrigatório, deve ser respondido até as 23h59 (hor√°rio de Bras√≠lia) por meio da p√°gina do Enade.

A prova do exame ser√° aplicada no domingo, 27 de novembro. Apenas após responder o question√°rio é que o estudante conseguir√° visualizar seu Cart√£o de Confirma√ß√£o da Inscri√ß√£o, que contém as informa√ß√Ķes sobre o local de prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep), até o √ļltimo domingo (20), 405.201 mil estudantes j√° haviam preenchido o question√°rio. Esse n√ļmero representa 67,75% dos 598.116 estudantes concluintes inscritos no exame.

"O question√°rio deve ser respondido exclusivamente pelo estudante, n√£o sendo admitidas quaisquer manipula√ß√Ķes, influ√™ncias ou press√Ķes de terceiros", alertou o Inep. Ele destacou ainda que as respostas espec√≠ficas de cada participante s√£o sigilosas e ser√£o tratadas em conjunto com as respostas dos demais, por curso de gradua√ß√£o, para a gera√ß√£o de estat√≠sticas e indicadores educacionais.

Regularidade

A realização da prova e o preenchimento do Questionário do Estudante asseguram a regularidade dos estudantes inscritos junto ao Enade. O não cumprimento de um desses instrumentos impossibilita a colação de grau.

Em 2022, o Enade avaliar√° cursos de bacharelado das √°reas de administra√ß√£o, administra√ß√£o p√ļblica, ci√™ncias cont√°beis, ci√™ncias econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, rela√ß√Ķes internacionais, secretariado executivo, servi√ßo social, teologia e turismo.

Também ser√£o avaliados os cursos superiores de tecnologia das √°reas de comércio exterior, design de interiores, design gr√°fico, design de moda, gastronomia, gest√£o comercial, gest√£o da qualidade, gest√£o p√ļblica, gest√£o de recursos humanos, gest√£o financeira, log√≠stica, marketing e processos gerenciais.

Avaliação

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de gradua√ß√£o em rela√ß√£o aos conte√ļdos program√°ticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de compet√™ncias e habilidades necess√°rias ao aprofundamento da forma√ß√£o geral e profissional, bem como o n√≠vel de atualiza√ß√£o dos estudantes com rela√ß√£o à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avalia√ß√£o da Educa√ß√£o Superior (Sinaes), composto também pela avalia√ß√£o de cursos de gradua√ß√£o e pela avalia√ß√£o institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e institui√ß√Ķes de educa√ß√£o superior brasileiras.

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Veja Paraná

© 2022 Veja Paraná - Todos os direitos reservados.
Jornalista responsavél Mauricio Santos MTB 0012220/PR

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Veja Paraná