magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

PF deflagra operação contra desvio de recursos p√ļblicos por meio de serviços m√©dicos em Londrina e região

Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e outras determinações judiciais em munic√≠pios de Santa Catarina, Paran√° e Esp√≠rito Santo

Por Mauricio Santos em 23/11/2022 às 10:25:08

A Pol√≠cia Federal desencadeou, na manhã de hoje (23), a Operação Nosokomeio para combater o desvio de recursos p√ļblicos por parte de estabelecimentos médicos, cooperativas e empresas prestadoras de serviços médicos, escritório de contabilidade e órgãos p√ļblicos nos estados de Santa Catarina, Paran√° e Esp√≠rito Santo.

Na ação, realizada com apoio da Controladoria-Geral da União em Santa Catarina (CGU/SC) e do Ministério P√ļblico Federal (MPF), estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e outras determinações judiciais expedidos pela 1¬™ Vara Federal de Crici√ļma/SC, em endereços localizados nos munic√≠pios de Ararangu√°, Timbé do Sul e Balne√°rio Cambori√ļ, em Santa Catarina, bem como nas cidades de Londrina, no Paran√°, e na capital do Esp√≠rito Santo, Vitória.

O inquérito policial, que teve in√≠cio em setembro de 2020, investiga a destinação de produtos médicos, hospitalares e odontológicos a uma unidade hospitalar cuja gestão era efetuada por uma organização social. Em relatório de auditoria realizado pela CGU, que fiscalizou v√°rias unidades, foram constatadas irregularidades administrativas, bem como incongru√™ncias nas documentações apresentadas para justificar gastos com os pagamentos de serviços médicos subcontratados a entidades supostamente relacionadas aos próprios membros e gestores da organização social. Entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2022, as contratações podem ter causado preju√≠zos ao er√°rio superiores a R$ 4 milhões.

Nesta fase ostensiva da investigação, o objetivo é esclarecer a real extensão dos danos causados, trazer novos elementos de convicção, aprofundar o envolvimento dos investigados, bem como identificar a eventual participação de servidores p√ļblicos no esquema.

No caso de comprovação de fraude, os investigados poderão responder pelas pr√°ticas dos crimes de organização criminosa, peculato, além de fraude, cujas penas cumuladas podem chegar a 28 anos de prisão.

*Nosokomeio, de origem grega, é um local destinado ao atendimento de doentes para proporcionar o diagnóstico e o tratamento adequado de enfermidades.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Coment√°rios

anuncie aqui