magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Expectativa de vida dos paranaenses chega a 78,5 anos, acima da média nacional

Os homens que vivem nos 399 munic√≠pios do Estado t√™m expectativa de vida de 75,1 anos, enquanto as mulheres paranaenses vivem quase sete anos a mais, chegando a 81,9 anos. A m√©dia do Paran√° √© superior à nacional (77 anos).

Por Mauricio Santos em 26/11/2022 às 15:58:35
Expectativa de vida dos paranaenses chega a 78,5 anos, acima da média nacional Foto: Jonathan Campos/AEN

Expectativa de vida dos paranaenses chega a 78,5 anos, acima da média nacional Foto: Jonathan Campos/AEN

A expectativa de vida da população paranaense cresceu, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (25). Para a população em geral do Estado, a esperança de vida ao nascer passou de 78,2 anos em 2020 para 78,5 anos em 2021. Os homens que vivem nos 399 municípios do Estado t√™m expectativa de vida de 75,1 anos, enquanto as mulheres paranaenses vivem quase sete anos a mais, chegando a 81,9 anos.

O índice de saúde e qualidade de vida divulgado pelo instituto supera a média nacional, que também teve um crescimento e agora est√° em 77 anos (era 76,8 anos). A média do Paran√° é superior a outras tr√™s regiões: Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A publicação das T√°buas de Mortalidade no Di√°rio Oficial da União (DOU) é feita pelo IBGE desde 1999, em cumprimento ao Decreto Presidencial 3.266/1999. Elas são calculadas a partir de projeções populacionais, baseadas nos dados dos censos demogr√°ficos. Confira a tabela completa AQUI .

A metodologia é recomendada pelos organismos de cooperação internacional e reconhecida pelos usu√°rios de dados demogr√°ficos, incluindo órgãos públicos das tr√™s esferas de governo e as principais instituições acad√™micas do País.

As projeções do IBGE para o Brasil e os estados foram feitas com base no último censo completo, realizado pelo instituto em 2010 – o Censo de 2022 est√° em andamento. Os indicadores ainda não consideram a pandemia no c√°lculo final.

Segundo o relatório, com base no cen√°rio atual, a expectativa de vida no Paran√° deve ultrapassar a faixa de 80 anos em 2028 (80,07 anos). No recorte apenas dos homens, isso deve ocorrer apenas em 2052 (80,08 anos), o que evidencia que é um público que procura menos os serviços de saúde, ou procura apenas quando o cen√°rio das doenças est√° mais adiantado.

INVESTIMENTOS ESTADUAIS – Mesmo com o cen√°rio adverso dos últimos anos, com a crise de saúde pública, o Governo do Estado tem trabalhado em diversas frentes para melhorar os serviços oferecidos à população paranaense, com impacto em indicadores como a taxa de mortalidade e longevidade e que influenciam a expectativa de vida geral da população.

De 2019 a agosto de 2022, foram R$ 869 milhões investidos em obras de construção, ampliação e reformas de 223 Unidades B√°sicas de Saúde (UBS), 35 hospitais, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma Clínica da Mulher. Seguem em execução a construção e reformas de mais 581 UBS, 32 hospitais, seis Prontos Atendimentos Municipais (PAM) e uma Unidade Mista (UM).

O Poder Executivo também intensificou a estratégia de descentralização da saúde pública, com o fortalecimento dos hospitais regionais e ampliação de parcerias com os hospitais filantrópicos e os consórcios municipais de saúde, que receberam os maiores repasses da história. O Governo do Paran√° também entregou 1.485 veículos aos municípios para reforçar a Estratégia de Saúde da Família, que trabalha com medicina preventiva.

O Paran√° também tem apostado no envelhecimento saud√°vel com políticas como o Condomínio dos Idosos, os Centros de Conviv√™ncia para Idosos, o Renda Agricultor Familiar e a rede de certificação internacional de Cidade Amiga do Idoso.

IDADE MEDIANA – Outro dado curioso é a chamada idade mediana. No Paran√° est√° em 34,9 anos. Em 2010 era de 30,51 anos. Nesse caso também est√° acima da nacional, de 33,81 anos.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Coment√°rios

anuncie aqui