Educação Volta às aulas 2023

Volta às aulas 2023: veja cinco dicas de como os pais podem ajudar os alunos na retomada dos estudos

As férias de janeiro estão chegando ao fim e, com isso, é hora de adaptar a rotina das crianças para a volta às aulas

Por Redação

05/01/2023 às 17:00:11 - Atualizado há
Kátia Ribeiro Souza

Com a proximidade do retorno das aulas, uma série de adaptações na rotina de férias dos estudantes deve mudar, como acordar cedo, se acostumar ao dia a dia na escola, retomar e recuperar a autonomia de diariamente gerenciar o próprio estudo. Pensando nisso, a coordenadora pedagógica Écia Sales, da Luminova, rede de escolas do Grupo SEB - Sistema Educacional Brasileiro, preparou dicas que vão facilitar a rotina dos alunos fora do ambiente escolar e ainda contar com o apoio da família para organizar essa agenda diária. Confira:

  • Regule os horários de sono

Sim, essa é uma das prioridades. É bastante comum nas férias os pais serem mais flexíveis quanto aos horários de dormir e acordar. "O primeiro passo nesse começo de volta às aulas é não abrir concessões quanto aos horários de sono. Lembrando sempre que o descanso é fundamental para o bom desempenho escolar", explica Écia.

  • Organizem juntos os materiais escolares e o uniforme

Antes de dar autonomia para as crianças organizarem suas coisas sozinhas, procure começar participando ativamente dessa atividade. "O contato com materiais escolares ajuda a entrar no clima de volta às aulas, desperta a curiosidade e é um estímulo para os estudantes. Essa também é uma forma de garantir que eles não esqueçam nenhum material em casa", comenta a coordenadora.

  • Controle os horários

Para estabelecer uma boa rotina de estudos, é fundamental estar atento aos horários. "A escolha deve fazer sentido tanto para o estudante quanto para a família. Dentro das suas demandas e prioridades, qual é o melhor momento para encaixar a o estudo? A resposta é importante para um maior aproveitamento", esclarece.

  • Use a tecnologia como aliada

Com as crianças e adolescentes cada vez mais conectados, usar a tecnologia para pesquisa e outras finalidades educacionais é um recurso essencial. "Com a internet, os estudantes podem fazer pesquisas, assistir a vídeos, jogar e interagir com os colegas para explorar e compartilhar novas descobertas. Essa ferramenta como aliada auxilia na aprendizagem tornando as atividades mais divertidas e prazerosas", recomenda.

  • Prepare o ambiente para os estudos

Reserve um local adequado para os estudos, pois essa etapa é essencial para que as atividades sejam mais produtivas. "Crie um espaço com uma mesa de apoio, cadeira confortável e boa iluminação. Definir um local adequado demonstra que esse momento é importante para o estudante", conclui a profissional.

Sobre a Luminova

Com o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade e promover o crescimento humano e ascensão social, a Luminova, rede de escolas do grupo SEB -Sistema Educacional Brasileiro- inaugurou no final de 2018 as primeiras unidades, em São Paulo e Sorocaba. Projetando expansão por meio de franquias e voltada para os públicos das classes B e C, que representam um contingente de cerca de 42 milhões de crianças e jovens em idade escolar, a Luminova achou um terreno fértil para investir, já que apenas 15% da rede privada atende tal fatia. A mensalidade low cost -de baixo custo-, é possível devido à alta eficiência na gestão escolar, que otimiza tempo, trabalho e estrutura física. Para saber mais, acesse o site através deste link.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Veja Paraná

© 2023 Veja Paraná - Todos os direitos reservados.
Jornalista Responsável Mauricio Santos // [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Veja Paraná