magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

O que esperar do terceiro mandato de Lula

Por Mauricio Santos em 14/01/2023 às 16:30:08

O novo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva se caracteriza pelo múltiplo protagonismo de lideranças políticas a partir da composição dos seus ministérios. O presidente comprometeu-se a não se candidatar à presidência em 2026. O gesto pode significar que Lula está abrindo espaço para o surgimento ou fortalecimento de novas lideranças nacionais. É o que indica o cientista político e professor de Sociologia da ESPM Paulo Nicolli Ramirez.

Segundo Ramirez, o primeiro objetivo dessa estratégia é impedir o retorno da extrema-direita ao poder no futuro próximo. "O segundo ponto será estabelecer as bases ou ações lapidares civilizatórias e de desenvolvimento para o Brasil no restante da década e que poderá ter impacto ara o país deixar de ser periférico nos âmbitos políticos e econômicos", diz.

O especialista comenta que é possível supor quais serão as diretrizes do novo governo a partir dos ministros escolhidos. Para Ramirez, a escolha de Fernando Haddad, para o Ministério da Fazenda, expressa o viés desenvolvimentista, ou seja, com um maior papel do Estado como promotor do progresso social e econômico. Haddad seria a antítese da figura de Paulo Guedes, ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro, que adotava visão neoliberal na qual o mercado privado seria o grande agente de desenvolvimento.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Fonte: Paulo Nicolli Ramirez, cientista político e professor de sociologia na ESPM

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui