Sa√ļde Hospital Albert Einstein

Einstein desenvolve plataforma que permite fiscalizar recursos do SUS

Uma nova plataforma de análise de dados está sendo desenvolvida pelo Hospital Israelita Albert Einstein para auxiliar o Ministério da...

Por Redação

23/01/2023 às 12:18:27 - Atualizado h√°

Uma nova plataforma de an√°lise de dados est√° sendo desenvolvida pelo Hospital Israelita Albert Einstein para auxiliar o Ministério da Sa√ļde na avalia√ß√£o e fiscaliza√ß√£o do funcionamento de unidades p√ļblicas de sa√ļde e do uso dos recursos federais repassados. O projeto se baseia no cruzamento de informa√ß√Ķes do Departamento de Inform√°tica do Sistema √önico de Sa√ļde (Datasus), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠stica (IBGE) e outras fontes pertinentes. A expectativa é que, com o uso da ferramenta, também seja poss√≠vel atualizar e elaborar pol√≠ticas p√ļblicas relacionadas ao tema, além de fazer compara√ß√Ķes entre estados e munic√≠pios.

A Plataforma de Auditoria e Monitoramento de Dados em Sa√ļde (Pamdas) ser√° executada no √Ęmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e vai abranger detalhes de tratamentos complexos, do ponto de vista de infraestrutura e de gest√£o hospitalar. Além disso, profissionais da Auditoria-Geral do Sistema √önico de Sa√ļde (AudSUS) ser√£o capacitados em intelig√™ncia artificial para o manejo da ferramenta. Not√≠cias relacionadas: Governo prepara plano emergencial para realizar exames e cirurgias. SP: 1,6% da popula√ß√£o sofreu estresse pós-traum√°tico, mostra estudo.

A iniciativa visa garantir agilidade à rotina dos auditores, sistematizando e informatizando processos j√° realizados, o que permite identificar e solucionar problemas de estrutura e aloca√ß√£o de recursos em larga escala. O que se espera da ferramenta é que o cruzamento dos dados forne√ßa alertas de poss√≠veis inconformidades que ser√£o investigados por auditores. O projeto deve ser conclu√≠do até o final de 2023, quando ser√° realizado um relatório das principais an√°lises do tri√™nio de 2021-2023.

Segundo a consultora de an√°lises do Einstein, Caroline Bianca Carvalho Candido, a proposta da plataforma é a de que haja agilidade no processo de auditoria, pois a ferramenta envolve a automa√ß√£o de diversos roteiros e indicadores gerando maior escalabilidade e apontando as possibilidades de an√°lise e auditoria de forma mais √°gil, dando aos auditores mais visibilidade de maneira mais r√°pida e proativa.

"O objetivo da plataforma é validar se o servi√ßo est√° sendo executado, conforme diretrizes de sa√ļde e gerar a√ß√Ķes que garantam a correta execu√ß√£o dos procedimentos e consequentemente resultar em um melhor atendimento para a popula√ß√£o. Outro fator relevante é que, gerando indicadores sobre a correi√ß√£o da aplica√ß√£o dos recursos do SUS, garante-se a melhor distribui√ß√£o do recurso que est√° sendo empregado no lugar e de forma correta", disse a analista.

Sobre o Proadi-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema √önico de Sa√ļde (Proadi-SUS), foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacita√ß√£o de recursos humanos, pesquisa, avalia√ß√£o e incorpora√ß√£o de tecnologias, gest√£o e assist√™ncia especializada demandados pelo Ministério da Sa√ļde.

Hoje, o programa re√ļne?seis hospitais sem fins lucrativos que s√£o refer√™ncia em qualidade médico-assistencial e gest√£o:?Hospital Alem√£o Oswaldo Cruz, BP – A Benefic√™ncia Portuguesa de S√£o Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital S√≠rio-Liban√™s.

Os recursos do programa adv√™m da imunidade fiscal dos hospitais participantes. Os projetos levam à popula√ß√£o a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benef√≠cios do Proadi-SUS, destacam-se a redu√ß√£o de filas de espera; qualifica√ß√£o de profissionais; pesquisas do interesse da sa√ļde p√ļblica para necessidades atuais da popula√ß√£o brasileira; gest√£o do cuidado apoiada por intelig√™ncia artificial e melhoria da gest√£o de hospitais p√ļblicos e filantrópicos em todo o Brasil.

Fonte: Agência Brasil, em Veja Paraná
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Veja Paraná

© 2023 Veja Paraná - Todos os direitos reservados.
Jornalista Responsável Mauricio Santos // [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Veja Paraná