magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Projeto garante prioridade em serviços públicos a órfãos de feminicídio

Por Mauricio Santos em 07/03/2023 às 16:27:16
Deputada Yandra Moura fala ao microfone. Ela é uma mulher branca, com cabelos escuros e longos, uma uma calça bege e blusa preta e segura um papelYandra: temos que buscar alternativas para diminuir a dor e o sofrimento desses órfãos

O Projeto de Lei 410/23 garante atendimento prioritário a crianças e adolescentes órfãos em razão de feminicídio no Sistema único de Saúde (SUS), no acesso à Justiça, na matrícula em escolas, entre outros serviços públicos.

O texto em análise na Câmara dos Deputados se destina aos dependentes de mulheres assassinadas em contexto de violência doméstica e familiar ou em flagrante menosprezo e discriminação à condição de mulher.

Mais de 2 mil órfãos
A autora, deputada Yandra Moura (União-SE), cita dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, segundo o qual foram registrados 1.341 casos de feminicídio em 2021.

Considerando a taxa de fecundidade do País, os pesquisadores afirmam que o feminicídio deixou cerca de 2.300 órfãos no Brasil, neste período.

"Precisamos acima de tudo, dar visibilidade aos invisíveis órfãos do feminicídio", afirma a parlamentar. “Reconstruir essa história de vida para superação desses traumas adquiridos é um grande desafio”, acrescenta.

O texto também garante prioridade de atendimento nos pedidos direcionados ao INSS, bem como na assistência jurídica, por parte do Ministério Público e da Defensoria Pública, sobre a proteção dos bens herdados por esses órfãos.

Tramitação
A proposta ainda será despachada para análise pelas comissões da Câmara.

 

 

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui