magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Alvorada do Sul - O portal Veja Paraná pede informações a secretario da saúde após entrevista de enfermeira em rede social

Secretário da Saúde confirma nove casos positivos para covid 19, o novo coronavírus.

Por Mauricio Santos em 30/05/2020 às 14:06:12
Arquivo Veja Paraná

Arquivo Veja Paraná

As perguntas e respostas foram encaminhadas via whatsapp, em respeito aos critérios recomendados pela Oms – Organização Mundial da Saúde, que pede distanciamento social.


Ao

Secretario da Saúde Municipal Valteir Bazzoni

Pedimos informações referentes uma entrevista vinculada a rede social facebook, que a enfermeira chefe, informa que a população esta indo até rede municipal de Saúde ""sem necessidade"".

Qual o parâmetro é usado nesse diagnóstico, para levar a dizer que a população vá uma rede municipal de saúde, "" sem necessidade""?

O hospital municipal de saúde ou algum posto de atendimento da saúde tem algum infectado pelo covid 19, o novo coronavírus?

Hospital e redes de atendimento estão adotando, limpeza e desinfecção das superfícies do consultório e de outros ambientes utilizados pelo paciente?

Quais as atividades dos médicos e enfermeiros, quando não tem caso de covid 19, o novo coronavírus no local de trabalho?

O atendimento ou consultas médicas para outras doenças, qual o protocolo?

Quantos casos confirmados o município tem para covid 19?

Secretaria Estadual informa seis casos confirmados, enfermeira chefe nove, qual o correto?


Atenciosamente;

Mauricio Santos

Jornalista


Resposta da Secretaria da Saúde:

Quanto a entrevista dada ao querido amigo Jaime Damião em que nos referimos a ida dos pacientes sem necessidade as unidades nos referimos aqueles pacientes que vão para consultas que podem sim serem postergadas para um momento em que não haja risco de contaminação pelo covid 19 a esse paciente, mais claro ainda nos referimos a aqueles pacientes que costumam ir a unidade para consultas de checkup ( pedidos anuais de exames) que podem sim e devem ser feitos em um outro momento. Não temos como saber quem está com o covid 19 quando o mesmo é assintomático. (Ou seja o paciente vai até a unidade para uma consulta de rotina ( sem nenhuma reclamação ou dor ou mesmo que se encaixe em uma urgência e emergência) e pode sim de fato se contaminar, por algum paciente assintomático.

Temos uma triagem na porta de entrada da unidade, que se baseia no Protocolo de Manchester. O protocolo de Manchester consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho representando os casos de maior gravidade, e azul os casos de menor gravidade. Somos extremamente responsável quanto a abordagem dos nossos pacientes, jamais deixaremos de atender qualquer um que seja. Mais precisamos que a população entenda o risco de ir a unidade sem necessidade.

Não, não temos nenhum funcionário (que saibamos) contaminado pelo novo coronavírus. Porém precisamos levar em consideração os casos assintomáticos, por isso nossos funcionários usam todos os EPIs necessários para sua proteção e principalmente dos pacientes.

Todas as medidas de higienização e limpeza de superfícies protocoladas e vinculadas ao ministério da saúde através das portarias divulgadas pela SESA e pela própria 17 Regional de Saúde estão sendo adotadas e praticadas pela nossa secretaria de saúde.

Como já havia falado existe uma triagem na porta da unidade, e dependendo dos sinais e sintomas do paciente ele será atendido.

O PSF continua executa do seu trabalho domiciliar acompanhando aqueles pacientes que são do grupo de risco e podem em algum momento necessitar de uma atendimento mais próximo.

Nós temos hoje no nosso município 9 casos positivos.

Quanto ao número que aparece no site entendemos a dificuldade dos mesmos em atualizar as planilhas, sabendo que as informações também demoram a chegar para eles. Como somos um município pequeno conseguimos acompanhar e monitorar todos os nossos munícipes suspeitos e mesmo os confirmados de forma rápida.

Novamente afirmo que temos orgulho em ser uma secretaria transparente, não temos nada a esconder. Estamos aqui para cuidar da nossa população e principalmente neste momento evitar que tenhamos perdas. Pois cada vida pra nós é extremamente importante e insubstituível.


Secretario da Saúde Municipal Valteir Bazzoni



Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui