magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

PCPR prende 14 pessoas em operação de combate ao abuso de crianças e adolescentes

A operação teve como intuito reforçar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) e faz parte da campanha do Maio Laranja.

Por Mauricio Santos em 17/05/2024 às 09:43:40
PCPR prende 14 pessoas em operação do Maio Laranja, ação de combate ao abuso infantil Foto: PCPR

PCPR prende 14 pessoas em operação do Maio Laranja, ação de combate ao abuso infantil Foto: PCPR

A Polícia Civil do Paran√° (PCPR) prendeu 14 pessoas durante uma operação de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, deflagrada nesta quinta-feira (17), sendo 11 por cumprimento de mandado e tr√™s em flagrante.

A operação teve como intuito reforçar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) e faz parte da campanha do Maio Laranja.

"Esta é uma data fundamental para conscientizarmos a população sobre a importância de preservarmos a integridade das crianças e adolescentes, além de tirarmos de circulação indivíduos que cometeram este tipo de crime", ressalta a delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana Novaes.

O delegado titular do Núcleo de Proteção à Criação e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) na Capital, Rodrigo Rederde, reforça que o objetivo foi tirar de circulação indivíduos que cometeram os crimes de viol√™ncia e abuso sexual contra vulner√°veis.

"É uma operação de resposta a esses crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Tiramos de circulação v√°rias dessas pessoas envolvidas com o abuso sexual infantil. As investigações continuam. Para nós é muito importante o dia D de combate ao abuso sexual de vulner√°veis", explica.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País através da lei n¬ļ 9.970, de 17 de maio de 2000. Anualmente, a PCPR realiza campanhas e ações para marcar a data com a finalidade de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Durante a primeira quinzena de maio foram realizadas 45 palestras e ações comunit√°rias para mais de 2.497 pessoas. As ações tiveram como público-alvo crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, e a rede de apoio. Foram abordados temas como o sem√°foro do toque e o combate aos abusos sexuais.

DENÚNCIAS – Para denunciar anonimamente o cidadão pode ligar para o disque 100 ou 181. Denúncias de crimes ocorridos em Curitiba podem ser feitas pelo telefone (41) 3270-3370, diretamente à equipe de investigação.

AÇÃO EDUCATIVA – O Nucria vai promover um evento de conscientização contra o abuso sexual infantil neste s√°bado (18), no Parque Barigui, em Curitiba, das 10h às 17h. No local serão disponibilizadas orientações, materiais educativos, recreações, exposição dos carros da PCPR e cães terapeutas.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Coment√°rios

anuncie aqui