magalu
uol
webhotel

Weintraub irrita √°rea econ√īmica ao refor√ßar ataques à China em depoimento à Pol√≠cia Federal

Chamado por assessores diretos do presidente Bolsonaro de "militante radical", o ministro da Educa√ß√£o, Abraham Weintraub, irritou a √°rea econômica e comercial do [...]

Por Redação em 05/06/2020 às 16:31:27
Chamado por assessores diretos do presidente Bolsonaro de "militante radical", o ministro da Educa√ß√£o, Abraham Weintraub, irritou a √°rea econômica e comercial do governo ao refor√ßar seus ataques contra a China em depoimento por escrito entregue na quinta-feira (4) à Polícia Federal.

Em conversas com o blog, assessores da equipe econômica e da √°rea comercial do governo Bolsonaro disseram que n√£o acreditaram quando viram as declara√ß√Ķes de Weintraub à PF, que podem gerar mais tens√£o na rela√ß√£o entre Brasil e China, e avaliam que "até parece" que ele quer for√ßar uma saída do governo.

Por sinal, depois do depoimento, a ala do governo que defende a demiss√£o do ministro da Educa√ß√£o avaliou que ganhou mais muni√ß√£o para seguir na press√£o pela saída de Weintraub.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil e é estratégico para a recupera√ß√£o econômica do país neste ano, que pode registrar uma recess√£o superior a 7%.

Em seu depoimento por escrito, o ministro da Educa√ß√£o disse que "n√£o é mera ila√ß√£o" dizer que a China tem "participa√ß√£o" na pandemia do coronavírus. Acusou ainda a China de esconder o início da doen√ßa da Organiza√ß√£o Mundial da Saúde (OMS) e afirmou que "h√° fortes evidências de que o vírus foi criado em laboratório".

O ministro da Educa√ß√£o é investigado num inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal por suposto crime de racismo, o que ele nega, ao postar mensagens em redes sociais depreciativas em rela√ß√£o ao governo chinês.

Em seu depoimento, ele n√£o só refor√ßou os ataques feitos nas redes sociais como também disse que a China é uma "ditadura comunista de partido único" e"é campe√£ de viola√ß√Ķes aos diretos humanos".

Fonte: G1

magalu 2

Coment√°rios

magalu 3