magalu
uol

Estado repassa R$ 1,5 milhão a municípios para combater a dengue

Por Redação em 05/06/2020 às 16:54:24

Mesmo com o foco voltado para o combate ao coronavírus, o Governo do Paran√° n√£o se descuida da epidemia de dengue que assola o Estado h√° quase um ano. A Secretaria de Estado da Saúde confirmou o repasse de R$ 1,5 milh√£o para 62 municípios que est√£o com taxa de incid√™ncia da doen√ßa igual ou superior a 100 casos por 100 mil habitantes. Ou seja, cidades em situa√ß√£o de alerta ou em epidemia.

O aporte financeiro consta na resolu√ß√£o 768/2020, publicada no Di√°rio Oficial do Estado na quarta-feira (03). "Costumo dizer que esse é o governo dos grandes desafios: dengue, coronavírus com impacto direto na economia e agora a crise hídrica. Temos nos dedicado ao enfrentamento à Covid-19, mas jamais podemos esquecer da dengue e de sempre lembrar as formas de prevenir a doen√ßa", afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Secret√°rio de Estado da Saúde, Beto Preto explicou que o aporte dever√° ser usado em atividades exclusivas à assist√™ncia do paciente com dengue. Ou, ainda, em benefício dos agentes de endemias ou comunit√°rios de saúde que realizem atividades relacionadas ao agravo da doen√ßa, como compra de equipamentos de prote√ß√£o individual (EPI), transporte, hospedagem e alimenta√ß√£o, entre outras a√ß√Ķes.

"Nossa tend√™ncia é de queda no número de casos, mas n√£o baixamos a guarda ainda, temos que avan√ßar no que se refere à preven√ß√£o da dengue j√° pensando no próximo ano", ressaltou o secret√°rio. "Embora o número de registros positivos para a dengue seja alto, olhamos agora para os novos notificados e quantidade de situa√ß√Ķes em investiga√ß√Ķes para par√Ęmetro do cen√°rio", acrescentou.

CASOS – De acordo com o mais recente informe da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na ter√ßa-feira (02), o Paran√° tinha confirmado 199 mil casos da doen√ßa até 30 de maio. O número é referente ao período epidemiológico iniciado em 28 de julho de 2019.

A dengue alcan√ßou 343 municípios do Paran√°, sendo que 237 est√£o em situa√ß√£o de epidemia. Cerca de 60 mil casos ainda est√£o em investiga√ß√£o.

MUNICÍPIOS – Confira os municípios que ser√£o beneficiados com recursos para o combate à dengue: Paranagu√°, Foz do Jord√£o, Palmital, S√£o Jo√£o, Ampére, Barrac√£o, Cruzeiro do Igua√ßu, Marmeleiro, Nova Prata do Igua√ßu, Pérola D'Oeste, Planalto, Pranchita, Santo Antônio Sudoeste, S√£o Jorge D'Oeste, Matel√Ęndia, Ramil√Ęndia, Boa Vista da Aparecida, Catanduvas, Céu Azul, Espig√£o Alto do Igua√ßu, Guarania√ßu, Ibema, Santa Lúcia, Vera Cruz do Oeste, Altamira do Paran√°, Campina da Lagoa, Farol, Francisco Alves, Ipor√£, Mariluz, Tapira, Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Jandaia do Sul, Kaloré, Maril√Ęndia do Sul, Mau√° da Serra, Novo Itacolomi, Assaí, Jaguapit√£, Sertanópolis, Tamarana, Congoinhas, Ribeir√£o do Pinhal, Santo Antônio do Paraíso, Cambar√°, Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Jundiaí do Sul, Pinhal√£o, Ribeir√£o Claro, Salto do Itararé, Tomazina, Entre Rios do Oeste, Ortigueira, Ariranha do Ivaí, C√Ęndido de Abreu, Cruzmaltina e Ros√°rio do Ivaí.


Você pode ajudar a evitar proliferação do mosquito da dengue

As principais medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença são:

Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de √°gua;

Lavar semanalmente com √°gua e sab√£o tanques utilizados para armazenar √°gua;

Manter caixas d"√°gua bem fechadas;

Remover galhos e folhas de calhas;

N√£o deixar √°gua acumulada sobre a laje;

Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lav√°-los uma vez por semana;

Trocar √°gua dos vasos e plantas aqu√°ticas uma vez por semana;

Colocar lixos em sacos pl√°sticos em lixeiras fechadas;

Fechar bem os sacos de lixo e n√£o deixar ao alcance de animais;

Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

Acondicionar pneus em locais cobertos;

Fazer sempre manutenção de piscinas;

Tampar ralos;

Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

N√£o deixar √°gua acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

Vasos sanit√°rios externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;

Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

Catar sacos pl√°sticos e lixo do quintal.

magalu 2

Coment√°rios

magalu 3