magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Banco Central suspende pagamentos pelo WhatsApp no Brasil

Novidade foi anunciada pelo Facebook na semana passada, mas BC quer avaliar riscos concorrenciais e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). [...]

Por Mauricio Santos em 24/06/2020 às 17:43:05
Novidade foi anunciada pelo Facebook na semana passada, mas BC quer avaliar riscos concorrenciais e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). WhatsApp vai permitir fazer pagamentos a amigos e lojas pelo aplicativo.

Divulgação/WhatsApp

O Banco Central suspendeu nesta terça-feira (23) a função de pagamentos e transferências por meio do WhatsApp no Brasil.

A medida determina que as bandeiras de pagamento Visa e Mastercard, que viabilizavam as operações financeiras, paralisem a função para que o BC possa avaliar riscos e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

WhatsApp vai permitir enviar e receber dinheiro pelo aplicativo

"A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato", diz o BC em nota.

"O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados", segue o texto. "O descumprimento da determinação do BC sujeitará os interessados ao pagamento de multa cominatória e à apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador."

O WhatsApp foi procurado, mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.

'Expresso Futuro': veja a revolução do pagamento digital na China

Facebook Pay

O WhatsApp, empresa controlada pelo Facebook, anunciou na semana passada que o Brasil seria o primeiro país a receber uma atualização do aplicativo que permitiria envio e recebimento de dinheiro, usando cartões cadastrados, além de pagamentos por produtos e serviços para contas do WhatsApp Business.

5 perguntas sobre o mercado bilionário por trás de função de pagamentos do WhatsApp

Os pagamentos aconteceriam dentro de uma função chamada Facebook Pay, que extrapolaria os mesmos dados de cartão para uso em toda a família de aplicativos da empresa.

O movimento do Facebook aproxima a família de marcas ao que o WeChat faz na China, onde é responsável por uma revolução na maneira de pagar no país e atualmente é também rede social e uma plataforma de vendas.

Fonte: G1

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui