magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Governo ameaça prisão de prefeitos que não seguirem decreto de quarentena

Notificação enviada pela Secretaria de Saúde fala em "responsabilização penal" de gestores municipais

Por Mauricio Santos Veja Maringá || Derick Fernandes 24horas em 06/07/2020 às 10:16:49
Foto reprodução

Foto reprodução

O governo do Paraná ameaçou a prisão de gestores municipais que não seguirem o decreto que estabelece o fechamento do comércio em 8 regionais de saúde do Paraná. A medida afeta 199 municípios do estado – neste domingo (05) a regional de Paranaguá foi incluída na medida chamada de "mini-lockdown".

A Secretaria Estadual de Saúde enviou a municípios que ainda não haviam aderido ao decreto uma notificação onde fala em responsabilização sanitária da prefeitura, e penal do gestor municipal. A notificação cita o artigo 268 do código penal que diz: Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa.


O município de Londrina entrou com uma ação contra a determinação do governo, mas recebeu parecer negativo do Ministério Público Federal. Por ser uma ordem do governo do estado, não houve outra solução senão determinar o fechamento do comércio a partir deste domingo (05).

A medida é válida por 15 dias. Nenhum serviço não-essencial poderá funcionar no Paraná, incluindo o comércio, bares, restaurantes, shoppings e galerias. O decreto pode ser prorrogado por mais sete dias.

Atualmente, o Paraná tem mais de 31 mil casos e 782 mortes por causa do coronavírus. Em Londrina são 86 mortes por causa da pandemia desde 11 de março e 1.455 casos acumulados. Desses, 208 estão ativos.

Fonte: Derick Fernandes 24horas

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui