magalu
uol
webhotel

Bosch mostra para-sol com inteligência artificial; veja outras novidades da indústria automotiva na CES

Toyota irá construir cidade para testar tecnologias, enquanto Hyundai pensa em carros voadores como solução para o transporte do futuro. Para-sol com inteligência [...]

Por Redação em 08/01/2020 às 12:43:55

Toyota irá construir cidade para testar tecnologias, enquanto Hyundai pensa em carros voadores como solução para o transporte do futuro. Para-sol com inteligência artificial da Bosch

Divulgação

A inteligência artificial começa a aparecer em diversos eletrônicos, como televisões. Porém, a Bosch está apostando em uma aplicação diferente e inusitada: no para-sol do carro.

A empresa, que fornece peças e tecnologias diversas para a indústria automotiva, apresentou um conceito de para-sol inteligente na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Acompanhe a cobertura completa da maior feira de tecnologia do mundo

Chamado de Virtual Visor, ele, em tese, resolve o maior problema do para-sol, que é a obstrução da visão de quem está dirigindo. Para isso, utiliza uma tela de LCD transparente.

Para bloquear os raios de sol, uma câmera apontada para o rosto de quem dirige utiliza inteligência artificial para identificar onde estão os olhos. A partir daí, escurece apenas a área em que o sol pode atrapalhar a visão.

Segundo a Bosch, o uso da tecnologia de LCD "para bloquear uma fonte de luz específica diminui o brilho perigoso do sol, o desconforto do motorista e o risco de acidentes", além de aumentar a visibilidade.

O Virtual Visor foi um dos ganhadores do prêmio de inovação da organização da feira. No entanto, ainda não há previsão de lançamento do conceito.

Outras novidades automotivas

Jeep lança linha híbrida

Com a promessa de oferecer versões eletrificadas de todos os modelos até 2022, a Jeep apresentou na CES configurações híbridas plug-in (que podem ser carregadas na tomada) para Renegade, Compass e Wrangler. Elas serão chamadas de 4xe, em vez de 4x4.

Só que a Jeep fez mistério, e não divulgou nenhuma outra informação dos modelos.

Mercedes cria conceito inspirado em 'Avatar'

Mercedes-Benz Vision AVTR

Divulgação

O destaque da Mercedes-Benz é um conceito inspirado no filme "Avatar". Segundo a empresa, o Vision AVTR, promete "unir humanos, máquina e natureza", algo influenciado pelas ideias empregadas pelo filme de 2009.

O Vision AVTR tem bateria orgânica feita de materiais reciclados. Seu motor elétrico gera 475 cavalos, e o veículo pode até andar de lado.

Hyundai mostra carro voador e parceria com Uber

Hyundai mostra carro voador em feira de tecnologia

Tudo bem que o S-a1 parece mais um drone do que um carro voador. Mas essa é a proposta de transporte da Hyundai para os próximos anos. O veículo leva 4 passageiros, além do piloto. A ideia é usar os chamados "hubs" para embarque e desembarque. Esses terminais seriam conectados com as cidades por meio de veículos autônomos.

Toyota vai criar cidade para testar tecnologia

A Toyota, por sua vez, tem a intenção de criar uma cidade conceitual chamada "Woven City", ou cidade de tecido, na tradução livre. O projeto ocupará 70 hectares ao pé do Monte Fuji, e terá energia gerada por pilhas de combustível, utilizando células de hidrogênio. O objetivo é testar o uso de tecnologias variadas, entre elas a dos carros autônomos.

Sony mostra carro

Exterior do Vision-S, modelo de testes da Sony

Divulgação/Sony

A Sony vai começar a testar carros autônomos. Para isso, construiu o próprio modelo, batizado de Vision-S. Ele deve começar a rodar ainda este ano, com o objetivo de fortalecer as tecnologias de sensores e de segurança.

Apesar de um visual atraente, a Sony afirmou que não tem planos de produzir seus próprios carros.

Alexa agora no carro

Lamborghini Huracan Evo terá Alexa

Divulgação

A tecnologia de comandos de voz com a assistente pessoal da Amazon faz sua estreia entre os carros. Só que o primeiro modelo a contar com a Alexa a bordo não é nenhum modelo popular, mas sim uma Lamborghini Huracan Evo.

A assistente poderá controlar chamadas, climatização, navegação e até gerenciar o pagamento de combustível. A previsão é que a Alexa esteja disponível no Huracan Evo até o final deste ano.

Qualcomm avança em direção aos carros autônomos

A empresa de tecnologia Qualcomm anunciou um sistema de computação para veículos autônomos, que vão desde alertas de mudança de faixa até a automação completa. O objetivo é lançar a tecnologia chegue no mercado até 2023.

Chamado de Snapdragon Ride, ele é a primeira investida da empresa nessa direção. Uma vantagem é que os sistemas da Qualcomm cabem em uma mão, e não precisam de ventiladores ou sistemas contra superaquecimento. O baixo consumo de energia é outra vantagem, já que os computadores de direção têm que disputar a capacidade das baterias com os propulsores, no caso de veículos elétricos.

Fonte: G1

Tags:   G1
magalu 2

Comentários

magalu 3