magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Estoques de bancos de leite de Campinas e de SP estão abaixo do ideal

A nutricionista do Banco de Leite Humano da Unifesp/HSP, Adriana Rosa Carneiro, mostra o estoque atual de leite humano pasteurizado e congelado pela instituição- Rovena [...]

Por Mauricio Santos em 15/01/2020 às 11:34:52

A nutricionista do Banco de Leite Humano da Unifesp/HSP, Adriana Rosa Carneiro, mostra o estoque atual de leite humano pasteurizado e congelado pela instituição- Rovena Rosa/Agência Brasil

Banco de Leite da Unifesp

Embora tenha apoio das doadoras atuais e da equipe do Hospital São Paulo (HSP), o Banco de Leite Humano da Unifesp/HSP também está com o estoque muito baixo e não consegue suprir o volume necessário a todos os bebês internados na UTI Neonatal. Segundo a nutricionista do banco, Adriana Rosa Carneiro, o ideal é uma captação de 45 litros mensais.

"No momento, o estoque do Banco de Leite da Unifesp, que atende aos prematuros da UTI Neonatal do Hospital São Paulo, está em defasagem. Temos cerca de 15 litros em estoque. A cada semana, encaminhamos a UTI Neo cerca de 8 litros. Ou seja, estamos com nosso estoque no limite. Para comparar, em dezembro de 2019 tínhamos cerca de 40 litros", lamentou Adriana.

O Posto de Coleta (PC) do Banco de Leite, localizado no 8º andar do HSP, ao lado da UTI Neonatal, é aberto às pacientes internadas em todos os setores do hospital e às funcionárias que desejam ser doadora. O funcionamento do PC é das 8h às 11h30 e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Já o Banco de Leite Humano - Centro Ana Abrão, localizado na Rua Dr. Diogo de Faria, nº 395, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sendo responsável pelas coletas domiciliares de doadoras externas ao HSP. "Realizamos a coleta toda segunda e terça-feira. A cada dia conseguimos ir à residência de 12 doadoras. Todavia, agora em janeiro, nessa última segunda-feira, conseguimos recolher de apenas três domicílios", disse a nutricionista.

Adriana destaca a importância do leite materno, principalmente para os prematuros. "O leite cru da mãe, cujo filho está internado na UTI, é considerado padrão ouro pelo Ministério da Saúde. Quando a mãe não consegue realizar a extração, por diversos motivos, o Banco de Leite Humano precisa da doação. O leite materno protege o sistema imunológico do prematuro, protegendo-o contra infecções, condição imprescindível ao prematuro".

Mais informações sobre o Banco de Leite Humano da Unifesp/HSP no telefone (11) 5539-0155.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui