magalu
uol
webhotel

Entrevista com André Barriquelo, pré-candidato a prefeito de Cambira

Por Redação em 08/09/2020 às 16:25:16
Nascido em 25/11/1984, André formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá. Fez pós- graduações na área de gerenciamento de obras, avaliação, perícia e patologia de imóveis. É Sócio- proprietário da Construtora Três Irmãos LTDA. Casado desde 2009 com Mariana, com quem teve três filhos: Rafaela com 10 anos, Clara com 5 anos e Benício de 1 ano e 10 meses.

Espaço Aberto - Qual a sua relação com Cambira? Fale um pouco da sua história com a cidade.

André - Minha história de vida foi construída em Cambira. Município em que nasci, e onde passei toda a minha infância e adolescência, ainda jovem, ingressei no curso de Engenharia Civil na UEM, e após completar a formação, retornei, me casei, formei minha família e me estabeleci profissionalmente, onde atuo a 12 anos como Engenheiro Civil, no ramo da Construção Civil.



Espaço Aberto - Por que essa pretensão de disputar a eleição de prefeito de Cambira?

André - Resolvi colocar o meu nome à disposição da população, como pré-candidato, por acreditar que é possível fazer mais pelas pessoas que mais necessitam do poder público, fazendo com que a política seja uma ferramenta de transformação na vida dessas pessoas, com projetos que busquem principalmente, o desenvolvimento humano e econômico, para que possamos fazer a diferença na vida dessas pessoas.

Creio que este é o momento certo para me lançar como pré- candidato, pois me consolidei profissionalmente nestes anos de trabalho e hoje sei que tenho condições de me afastar por 4 anos de minhas empresas para me dedicar e servir ao nosso município, sem nenhum tipo de preocupação com a condução das minhas atividades particulares.

Espaço Aberto - Qual sua motivação para se lançar na disputa para prefeito?

André - Tenho a política como missão, e não concordo com quem a utiliza como profissão. Não podemos esquecer que é um período, onde somos escolhidos pela população, para prestar um serviço. Como empresário, vejo que as necessidades do município são crescentes, em vários setores. Se faz necessário um choque de gestão, pois os recursos que vem através de repasses do Governo Federal e Estadual devem ser bem gerenciados, pois hoje se gasta muito, e muitas vezes se gasta com assuntos não prioritários. Neste momento que estamos passando por esta pandemia, é necessário um plano de curto prazo para a retomada de empregos, retomada econômica do comércio, buscando parcerias e investimentos para a nossa cidade. Devemos ter foco para realizar uma administração com transparência e baseada em metas bem definidas, para assim poder apresentar os bons resultados para a população.



Espaço Aberto - Qual o seu diferencial como político para assumir um projeto com tanta responsabilidade?

André - Creio que na política não se pode ter meio termo. É necessário saber ouvir as necessidades e ter capacidade para tomar decisões eficazes, de forma técnica, pois o futuro do município depende dessas escolhas. Com força de vontade, empreendedorismo, uma equipe dinâmica e um bom relacionamento no Governo Federal e Estadual, vamos conseguir bons resultados para sanar as dificuldades de nosso município

Espaço Aberto - Você é Engenheiro, o que te levou a ter interesse por política?

André - No meu ponto de vista, as atribuições são muito parecidas, pois temos que montar uma boa equipe, administrar as ações para termos bons resultados, realizar projetos realistas, dentro de um cronograma financeiro, e dentro de prazos que atendam a população. Desta forma, vejo que a minha formação, facilita a maneira de administrar

Espaço Aberto - Como você avalia a Máquina Administrativa do Município?

André - Nosso munícipio sempre teve a felicidade de ter bons profissionais nas diversas áreas de atendimento, e isso precisa ser valorizado. Com a valorização destes funcionários, sem distinção, e com boas condições para exercer seu trabalho, cria-se um clima de motivação no grupo e um ambiente produtivo, baseado sempre em uma relação de respeito.

Aliado a isso, temos que incentivar a formação continuada destes profissionais, ouvindo as sugestões de quem vive o dia a dia de cada setor, montando um plano de desenvolvimento estratégico.

Espaço Aberto - Como é ser empresário nos dias atuais?

André - É um desafio enorme e uma grande responsabilidade, pois além de um volume grande de impostos, temos que empreender com pulso firme, para atender os anseios das famílias e dos trabalhadores, para que supram suas necessidades, e continuem tendo motivação para realizar os seus sonhos e desejos. Hoje geramos mais de 150 empregos diretos e indiretos, e aprendi na prática, no dia a dia, as dificuldades do nosso ramo de atuação, e nunca parei de buscar uma melhoria contínua, para que consiga dar uma boa condição de trabalho e um ambiente digno para todos os colaboradores.

Espaço Aberto - Quem são suas referências e por quê?
André - Todas as pessoas que passaram pela vida pública de nosso município, não mediram esforços para conseguir melhorias para nossa cidade. Cada qual da sua forma, ajudaram a construir a nossa história até aqui. Eles são a inspiração, para que eu também me esforce e me empenhe, para fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor.

Espaço Aberto - Qual a sua visão sobre a melhoria nos serviços públicos de saúde? O que necessita ser feito?

André - Gestão na saúde é imprescindível, para que se tenha um atendimento rápido, com o menor tempo de espera possível. Para isso, vamos firmar parcerias com centros médicos para consultas eletivas, realização de exames de imagem e diagnósticos, e cirurgias de média e grande complexidade para atender de forma mais ágil a população.

Realizar, de maneira progressiva, a ampliação do horário do atendimento médico, com o intuito de reduzir filas, ampliando inicialmente, o horário das 19 as 24 horas, como forma de atender o trabalhador e sua família. Aliado a isso, oferecer melhores condições de trabalhos, e investir na melhoria continua na formação dos profissionais desta área.

Espaço Aberto - O que os profissionais da educação podem esperar do André, caso seja eleito? Qual sua visão em relação a essa área?

André - O trabalho dos educadores, professores, e de todos os profissionais envolvidos deve ser valorizado, criando condições para que eles possam dar o seu melhor para nossas crianças e jovens, embasado em conhecimento. Vamos incentivar a formação continuada destes profissionais, e promover o reenquadramento de todos os funcionários da classe, criar um programa de custeio de uniformes, kits escolares e material didático para toda a rede, em parceira com redes de ensino privadas

Espaço Aberto - Gerar emprego e renda é fundamental para o desenvolvimento de qualquer município, o que pretende fazer para que mais vagas sejam ofertadas, já que vivemos em um momento de crise?

André - Nossa cidade tem uma localização estratégica, entre Londrina e Maringá, sendo a porta de entrada para o Vale do Ivaí. Com bom relacionamento com o Governo Estadual e Governo Federal, temos todas as condições para atrair novas empresas e gerar empregos. Devemos ter como prioridade, a aquisição de um novo parque industrial, para além de atrair novos investidores, incentivar os grandes empresários e dar suporte para os micros e pequenos empresários do nosso município, para ampliarem a quantidade de vagas geradas, para que com sua garra e determinação, gerem mais renda e postos de serviços para a nossa cidade, fomentando desta forma, o comércio local.

Espaço Aberto - A Assistência Social está em constante enfrentamento de desafios, o que esperar de melhorias em relação a esse serviço?

André - Temos que ter um olhar especial para os menos favorecidos, onde é necessário um primeiro atendimento para o sustento desta família, e na sequência, oferecer treinamentos e cursos para inserir essas pessoas no mercado de trabalho. Além disso, em parceria com o Governo do Estado, em especial com a Cohapar, buscar a construção de moradias populares, que tem baixo custo para quem conquista esse sonho, proporcionando uma condição digna para as famílias atendidas.

Espaço Aberto - Ter uma boa articulação com o Governo Federal e com o Governo Estadual é de extrema importância para obtenção de recursos para o município, como você pretende realizá-la, caso seja eleito?

André - Hoje, tenho um bom relacionamento com deputados da base do governo federal, e conto com um excelente relacionamento com o governo do estado. Isso é determinante na hora de apresentar projetos e conseguir recursos para o município, tendo em vista que na grande maioria, esses recursos são a fundo perdido, não gerando custos para o município e para a população.



Espaço Aberto - O que as pessoas podem esperar do seu projeto de trabalho como gestor do município?

André - Podem esperar uma gestão estruturante, pensando sempre no melhor para o município. Uma gestão técnica, com pessoas capacitadas e de confiança, para resolver os problemas, desempenhando o seu trabalho da melhor maneira possível, sem se preocupar com o jogo político, comprometida com resultados, firmando uma nova pratica de gestão que requer "fazer bem feito", entregando resultados que vão de encontro com as necessidades das pessoas, não utilizando os serviços como meios de prejudicar a população. É importante ter a compreensão de que o poder público é um prestador de serviços, e a população paga antecipadamente por eles.

A principal meta é trazer qualidade de vida e condições dignas para as pessoas, e é para isso que vou trabalhar. É com espírito do empreendedor que pretendemos desenvolver o melhor projeto para nosso município, e assim atender as necessidades de desenvolvimento, gerando emprego e renda com responsabilidade.

Fonte: Parceria entre Jornal Espaço Aberto e Portal Veja Paraná

magalu 2

Comentários

magalu 3