magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Bolsonaro participa da comemoração ao Dia do Aviador e da FAB

O presidente Jair Bolsonaro, participa comemoração do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. - Isac Nóbrega/PREm 2014, Brasil e Suécia iniciaram as [...]

Por Mauricio Santos em 23/10/2020 às 16:19:47

Em 2014, Brasil e Suécia iniciaram as atividades conjuntas com assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aviões Gripen para a FAB, que se baseia no design de versões anteriores, mas com as particularidades solicitadas pelo comando da AeronĂĄutica. As plataformas são desenvolvidas e produzidas na Suécia com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros.

De acordo com a FAB, essa integração faz parte da transferĂȘncia tecnológica e visa proporcionar o conhecimento necessĂĄrio para a continuidade das atividades no Brasil. Para a corporação, o F-39 Gripen representa "um significativo salto tecnológico para a aviação de caça da FAB, bem como um exemplo exitosos de desenvolvimento colaborativo".

A aeronave chegou ao Brasil no dia 20 de setembro, no Porto de Navegantes, em Santa Catarina, após ter sido transportado de navio da Suécia. Ela ficarĂĄ no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na planta da Embraer, em São Paulo, estrutura construĂ­da para a transferĂȘncia de tecnologia, suporte e atualizações no ciclo de vida da plataforma na FAB.As atividades acontecerão em cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiĂĄrias no programa de transferĂȘncia de tecnologia, que se preparam para produzir partes e montar as unidades Gripen no Brasil. As Ășltimas 15 aeronaves deverão ser produzidas integralmente dentro das instalações da Embraer.

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro, marcam o primeiro voo do 14 Bis realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. O voo do aparelho mais pesado do que o ar ocorreu em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O 14 Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante mais de mil espectadores e a Comissão Oficial do Aeroclube da França, instituição de reconhecimento internacional autorizada a homologar descobertas aeronĂĄuticas marcantes.

Durante o evento também foi realizada a imposição da Ordem de Mérito AeronĂĄutico, a mais importante condecoração da FAB. A medalha é concedida a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, por terem se destacado no exercĂ­cio da sua profissão ou em reconhecimento aos serviços prestados ao paĂ­s. Foram agraciados, nesta sexta-feira, entre outros, ministros de Estado, como TarcĂ­sio Freitas, da Infraestrutura, e Rogério Marinh, do Desenvolvimento Regional, além de parlamentares, autoridades militares e embaixadores.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui