magalu
uol
webhotel

Fiocruz inicia testes com BCG para combate ao coronavírus

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz), come√ßou hoje (16), no Rio de Janeiro, os testes do Brace Trial Brasil (BTB), um [...]

Por Redação em 17/11/2020 às 11:56:05

A Escola Nacional de Sa√ļde P√ļblica (ENSP), da Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz), come√ßou ontem (16), no Rio de Janeiro, os testes do Brace Trial Brasil (BTB), um estudo com o uso da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) com objetivo de reduzir o impacto da covid-19 em profissionais de sa√ļde - enfermeiros, médicos, técnicos, fisioterapeutas, recepcionistas e porteiros, maiores de 18 anos. O volunt√°rio n√£o pode ter sido infectado pela covid-19 e nem participar de outro ensaio cl√≠nico.

O projeto é liderado mundialmente pelo pesquisador australiano Nigel Curtis, do Murdoch Children"s Research Institute, e financiado pela Funda√ß√£o Bill e Melinda Gates (Gates Foundation). Com o in√≠cio dos testes, o Brasil se junta à Austr√°lia, Espanha, Reino Unido e Holanda.

Ao todo ser√£o vacinados 10 mil profissionais de sa√ļde, sendo mil no Rio de Janeiro e dois mil em Mato Grosso do Sul.

A coordenadora do estudo no Brasil, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, disse que antes de come√ßarem a fazer parte do estudo os volunt√°rios fazem testes de PCR para verificar se n√£o t√™m covid no momento da aplica√ß√£o. Os participantes ter√£o amostras de sangue colhidas para estudos de marcadores imunológicos e ser√£o acompanhados durante um ano.

"Ser√£o vistos e examinados após tr√™s meses, aos seis, aos nove e 12 meses. Em todas essas consultas, ser√° colhido sangue para determina√ß√£o desses marcadores imunológicos, e ser√° avaliado interinamente aos seis meses após a vacina√ß√£o e ao final como qualquer estudo de Fase III de vacina ao final de 12 meses os resultados definitivos", explicou Margareth Dalcolmo à Ag√™ncia Brasil.

O recrutamento dos volunt√°rios ser√° realizado pelo Centro de Refer√™ncia Professor Hélio Fraga (CRPHF) e pelo Centro de Estudos da Sa√ļde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). O interessado em ser volunt√°rio pode se inscrever na p√°gina da Fiocruz.

Segundo a pneumologista, o estudo j√° conta com 500 inscritos no Rio de Janeiro.

Início dos testes

Hoje (16), os testes come√ßaram a ser feitos nas instala√ß√Ķes da Fiocruz, em Curicica, e na quarta-feira (18) t√™m in√≠cio no Campus de Manguinhos.

A médica informou que os estudos j√° partem da Fase III, porque a BCG é uma vacina singular muito conhecida, e usada h√° 50 anos em todos os recém-nascidos. Além disso, os estudos, previamente realizados por outros motivos que n√£o a pandemia atual, mostraram uma prote√ß√£o para outras viroses respiratórias de grupos de popula√ß√£o estudados, sobretudo na África.

Conforme explicou, isso levantou a hipótese de que a BCG pudesse ser usada, por ter rea√ß√£o imunológica t√£o variada que chega a ser chamada até de imunidade treinada, como se treinasse o organismo para se defender contra outros patógenos, especialmente os virais.

"A hipótese formulada é de que diante de uma nova virose do novo coronav√≠rus ela possa ter efeito protetor evitando as formas mais graves de covid-19 ou a própria doen√ßa", disse.

O primeiro acompanhamento dos volunt√°rios que tomam a vacina ser√° di√°rio nos próximos 14 dias. "As pessoas que tiverem sido vacinadas agora ser√£o estudadas. Elas j√° colheram sangue hoje (16), no momento zero da vacina√ß√£o. Ser√£o acompanhadas diariamente nos primeiros 14 dias. Todos os volunt√°rios recebem telefone e v√≠deo chamadas do estudo. Com as outras vacinas também é assim", disse, acrescentando que nesse primeiro dia foram vacinados dez volunt√°rios.

A pesquisadora incentiva a participa√ß√£o dos profissionais da sa√ļde nos estudos, avaliados por ela como muito bem conduzidos, com cepa vacinal dinamarquesa de boa qualidade, j√° muito conhecida por todos os pa√≠ses participantes. Nenhum pa√≠s tem resultados preliminares dos testes. "O Brasil foi o √ļltimo pa√≠s a entrar e temos reuni√Ķes semanais com todos os respons√°veis dos outros pa√≠ses. J√° h√° 3.700 pessoas dos 10 mil j√° inclu√≠dos. Essas pessoas est√£o em observa√ß√£o ainda. N√£o h√° nenhum resultado, nem interino. O estudo come√ßou antes de nós, mas em nenhum deles deu tempo ainda de fazer an√°lise interina, que ser√° feita aos seis meses", disse.

Fonte: Agência Brasil

magalu 2

Coment√°rios

magalu 3