magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Hoje Ă© o Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

Por Mauricio Santos em 19/11/2020 às 15:01:04

BrasĂ­lia - Pneus podem acumular ĂĄgua parada, que é onde o Aedes aegyptise reproduz - Marcelo Camargo/AgĂȘncia Brasil

Os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser confundidos com doenças mais comuns, como gripes e resfriados. Por isso, é importante estar em alerta e, em caso de sintomas, procurar um serviço de saĂșde para diagnóstico e tratamento adequados.

De acordo com o Ășltimo boletim epidemiológico do Ministério da SaĂșde, de janeiro até setembro deste ano, foram notificados 928.282 casos provĂĄveis (taxa de incidĂȘncia de 441,7 casos por 100 mil habitantes) de dengue no Brasil. Sobre os dados de chikungunya, foram 69.702 casos provĂĄveis (taxa de incidĂȘncia de 33,2 casos por 100 mil habitantes) e, em relação aos dados de zika, foram notificados 6.220 casos provĂĄveis (taxa de incidĂȘncia 3,0 casos por 100 mil habitantes) no paĂ­s.


Sintomas

A infecção por dengue pode ser assintomĂĄtica, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de inĂ­cio abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrĂĄs dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, nĂĄuseas e vômitos são comuns.

No caso da zika, cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vĂ­rus não desenvolvem manifestações clĂ­nicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após trĂȘs a sete dias. A infecção pelo vĂ­rus zika em gestantes, no entanto,pode levar à microcefalia, uma malformação congĂȘnita, em que o cérebro do bebĂȘ não se desenvolve de maneira adequada.

JĂĄ os principais sintomas da chikungunya são febre alta de inĂ­cio rĂĄpido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos mĂșsculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e 12 dias após a picada do mosquito e cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui