magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Primeira fase do projeto Em Frente Brasil reduz criminalidade em São José dos Pinhais

Por Mauricio Santos em 18/02/2020 às 16:16:29

A primeira fase do projeto Em Frente Brasil, implantado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, apontou redução dos índices criminais no município. Durante o período correspondente, 30 de agosto até o 31 de dezembro de 2019, o número de homicídios caiu em 26% e o de roubos, 25%. Os dados foram divulgados pela Coordenação do projeto na tarde desta segunda-feira (17/02).

Para o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, a redução da criminalidade se deve às ações integradas das forças de segurança das esferas federal, estadual e municipal. "Desde a implantação do projeto nós pudemos ver resultados significativos aqui no município de São José dos Pinhais. Isso se deve ao trabalho integrado, as ações bem programadas, as grandes investigações criminais, e do intenso patrulhamento preventivo e ostensivo na região", afirmou.

Desde o início do projeto Em Frente Brasil no local, 30 de agosto, até o fim de dezembro de 2019 foram registrados 20 homicídios dolosos na cidade. O número é 26% menor do que o do mesmo período do ano anterior, 2018, quando ocorreram 27 homicídios dolosos no local.

No tocante aos roubos, foram 576 ocorrências do final de agosto até o final de dezembro de 2019, contra 767 no mesmo período do ano anterior, apontando uma queda de 25% no índice. Já as ocorrências relacionadas ao crime de estupro também apresentaram redução: 71% no período (foram 49 registros de 30 de agosto a 31 de dezembro de 2018, contra 14 durante o mesmo período em 2019).

O coordenador operacional da força-tarefa do projeto Em Frente Brasil no Paraná e comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Nivaldo Marcelos da Silva, afirmou que a ação é inédita no Estado e já colaborou para a melhora da segurança pública no local. "A avaliação é positiva, porque devido aos esforços que foram empregados aqui, seja a nível municipal, estadual ou federal, conseguimos reduzir os indicadores que já eram baixos, e reduzir os números de homicídios, que é o foco do projeto", disse.

"Estamos trabalhando em torno da criminalidade violenta e, com as operações que foram desencadeadas, por todas as forças envolvidas, conseguimos um reflexo interessante na diminuição também de outros indicadores a exemplo de roubo e furto", completou o coronel Nivaldo.

No período, foi apontado um aumento de 114% nos registros de tráfico de drogas, ou, em números absolutos, 67 a mais. Durante 30 de agosto a 31 de dezembro de 2018 foram 59 registros, já no mesmo período em 2019, foram 126. "A Polícia atuando mais, tem mais apreensão e mais prisão, bem como mais segurança", disse.

"A fase de choque operacional do projeto foi prorrogada para mais 180 dias, o que significa que vai até meados de junho. Esperamos continuar com essa redução já com o implemento da fase 2, que tem a participação de outros setores, que vão convergir as suas políticas públicas para que a gente possa não só reduzir, mas também estabelecer a redução dos crimes violentos aqui em São José dos Pinhais", concluiu o coordenador operacional, coronel Nivaldo.

EM FRENTE BRASIL - O projeto-piloto da força-tarefa Em Frente Brasil em São José dos Pinhais é coordenado pelo Ministério da Justiça em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional (FN) em conjunto com as forças federal, estadual e municipal para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social. A iniciativa está em andamento em São José dos Pinhais e em outros cinco municípios brasileiros. A primeira fase do Projeto terminou em 31 de dezembro de 2019 e, a partir de então, iniciou-se a segunda fase das ações.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui