magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Forças de Segurança retomam ações conjuntas nos portos do Paraná

Operações têm o objetivo de enfraquecer crimes que envolvem as cargas destinadas ao Porto de Paranaguá. Meta é padronizar as ações contra crimes na área portuária, principalmente as vazadas - em que criminosos abrem as bicas dos caminhões de grãos para roubar a carga.

Por Mauricio Santos em 18/06/2021 às 17:03:32
Forças de Segurança retomam ações conjuntas nos portos do Paraná - Paranaguá, 18/06/2021 - Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

Forças de Segurança retomam ações conjuntas nos portos do Paraná - Paranaguá, 18/06/2021 - Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

A Portos do Paraná e as Forças de Segurança que atuam em Paranaguá retomaram as atividades do Gabinete de Gestão Integrada. O objetivo é padronizar as ações e buscar soluções para crimes na área portuária, principalmente as vazadas – em que os criminosos abrem as bicas dos caminhões de grãos para roubar a carga.

As primeiras operações aconteceram nesta quinta e sexta-feira (17), com apreensão de 15 toneladas de produtos e os envolvidos encaminhados para a Delegacia de Paranaguá, segundo balanço ainda não finalizado.

Participam do esforço a Unidade Administrativa de Segurança Portuária (Uasp), Polícia Federal, Polícia Militar (1ª Companhia do 9º Batalhão), Rotam, Agência Local de Inteligência, Corpo de Bombeiros, Policiamento Aéreo e Polícia Ambiental, Polícia Civil, Receita Estadual, Prefeitura de Paranaguá (Guarda Municipal) e a Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp).

ESTRATÉGIAS - O grupo fará reuniões periódicas de busca de soluções contra o crime organizado. "O objetivo é que essa reunião aconteça a cada 40 ou 45 dias. Nelas, vamos traçar algumas estratégias e todos teremos o mesmo objetivo: diminuir a criminalidade na área de influência portuária, discutir soluções para o fluxo de caminhões nas vias de acesso ao porto e combater o desvio de carga. ", explicou o diretor jurídico Marcus Freitas.

Para o gerente da Uasp, Major Cezar Kamakawa, a somatória dos esforços se traduz naturalmente em resultados positivos e voltados para a sociedade. "A ideia é realizar operações conjuntas para que se contenha a criminalidade. Nosso foco de atenção se volta para questões relativas à vazada, receptação dessas cargas ilícitas e identificação dos criminosos", destacou.

O capitão Ivan Luiz Matsuzava, da PM, ressaltou a importância da troca de informações entre as forças de segurança. "Atuamos para evitar esse tipo de atividade criminosa em Paranaguá e buscar soluções que não sejam só paliativas, mas para resolver o problema de forma definitiva", explica.

Segundo Matsuzava, a Agência Local de Inteligência do 9º Batalhão do Litoral da Polícia Militar fez o levantamento de alguns locais, principalmente ligados à receptação do material derramado dos caminhões. "O objetivo é combater a armazenagem desses produtos furtados", apontou.

Representante da prefeitura, o secretário de Segurança, João Carlos Silva, também enfatizou a união de forças. "Essa integração é importantíssima para diminuir os crimes na área portuária. Vale lembrar que essas vazadas englobam os crimes de furto, roubo, tráfico. A força-tarefa é um somatório de esforços que beneficia não só a economia da cidade, como a segurança de toda a população parnanguara".

APREENSÕES - Foram fiscalizados cinco endereços no Bairro Guadalupe e, em um só local, encontradas cerca de 15 toneladas de produtos oriundos da vazada, acondicionados em um galpão. Os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia. O balanço desta sexta-feira, dia 18, ainda não foi divulgado.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui