magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Novas moradias melhorarão a vida a 32 famílias de Flórida

São pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e que irão conquistar uma casa própria sem pagar nada por isso. Obra recebeu R$ 2 milhões em um projeto do Governo do Paraná e será concluída nas próximas semanas.

Por Mauricio Santos em 07/07/2021 às 16:45:49
Avanço de obras em Flórida Foto: Alessandro Vieira

Avanço de obras em Flórida Foto: Alessandro Vieira

A obra de construção de 32 casas populares se aproxima da conclusão em Flórida, cidade da região Noroeste do Estado. Com um investimento de R$ 2 milhões, fruto de um financiamento do Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o aporte permitirá que as moradias sejam entregues gratuitamente a famílias em situação de vulnerabilidade social e que já são atendidas por programas assistenciais na cidade.

O empreendimento deve ser concluído e entregue aos beneficiários nas próximas semanas. Técnicos da Cohapar fizeram uma nova vistoria que atestou o cumprimento do cronograma previsto. "Estamos com 94% do cronograma executado e a previsão é de que no fim de julho a obra seja entregue", afirma o coordenador regional da companhia, Jaime Dallagnol.

Na última semana, as famílias participaram do sorteio de quadra e lote, que serve para definir qual o imóvel a ser ocupado por cada futuro morador. Com a mudança cada vez mais próxima, a diarista Andreza Grocheweskis, de 37 anos, não esconde a expectativa pela conquista da casa própria.

"A casa que eu moro é de madeira, não tem forro e quando chove entra água pelas beiradas", afirma. "Eu já sofri muito pagando aluguel e ainda não consegui definir o que eu estou sentindo agora. Foi uma coisa de Deus mesmo".

Segundo Dallagnol, a felicidade das famílias é compartilhada com os gestores públicos envolvidos no projeto. "Estas famílias nem imaginavam que um dia teriam uma casa dessas. Quando elas ficam sabendo qual a casa em que vão morar é um sentimento de alegria contagiante", afirma o coordenador regional da Cohapar.

CONTRAPARTIDAS – Andreza e todas as demais famílias beneficiadas estão recebendo o acompanhamento social de técnicos da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho e do município. O programa também conta com a participação da Copel e da Sanepar na instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto sem custo aos futuros proprietários.

O conjunto fica localizado próximo ao Centro de Flórida, na saída para o município de Lobato, com fácil acesso aos serviços e equipamentos públicos. A área foi doada pela prefeitura como forma de contrapartida para a viabilização do projeto.

"As casas vão ficar bem próximas a creches e escolas", afirma o prefeito de Flórida, Emerson Sette. "O objetivo é ampliar ainda mais esta parceria com o Governo do Estado, por isso estamos em busca de novos terrenos para que mais casas possam ser construídas".

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui