magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

'Atividade fora do Facebook': veja quem registrou dados em seu perfil na rede social

Nem todas as informações cadastradas em seu perfil no Facebook foram enviadas apenas por você. Ferramenta permite visualizar outras fontes de dados. Facebook oferece [...]

Por Mauricio Santos em 06/03/2020 às 13:45:13

Nem todas as informações cadastradas em seu perfil no Facebook foram enviadas apenas por você. Ferramenta permite visualizar outras fontes de dados. Facebook oferece ferramenta para visualizar transferências de dados de parceiros que ficam registradas no seu perfil.

Stephen Lam/Reuters

O Facebook sabe muita coisa sobre nós: as pesquisas que fizemos dentro do site, as páginas e fotos curtidas, grupos que participamos e pessoas com quem interagimos. Isso é fácil de entender, porque são informações ligadas com o nosso uso da rede social.

Mas o Facebook também recebe nossos dados de outras empresas – dezenas ou até centenas delas – e pode conectar esses dados diretamente com o nosso perfil.

Quem desenvolve sites ou aplicativos pode integrar determinadas informações com o Facebook, o que ajuda a direcionar anúncios na plataforma ou personalizar experiências.

O Facebook te escuta para vender publicidade? É mais provável que ele nem precise

Esses dados podem incluir ações, como uma compra ou um comentário. Para isso funcionar, o Facebook recebe e processa essas informações e – especialmente se você tiver feito login no Facebook – tudo será associado com o seu perfil.

Até algum tempo atrás, não havia transparência sobre essa troca de dados entre o Facebook e os sites ou empresas de parceiros.

Você podia ver aplicativos conectados com a sua conta (quando você faz login usando a rede social), mas isso é apenas a ponta do iceberg na integração do Facebook com os serviços de terceiros.

Como ver a 'a atividade fora do Facebook'

O painel de "atividade fora do Facebook" mostra quais parceiros da rede social enviaram dados para a rede social que foram mesclados com o seu perfil.

Você pode chegar a este painel da seguinte forma:

No celular:

Abra o aplicativo do Facebook

Toque no menu três barras ?

Toque em "Configurações e privacidade"

Toque em "Configurações"

Role até encontrar "Atividade fora do Facebook"

Como encontrar a 'Atividade fora do Facebook' no aplicativo de celular.

Reprodução

No computador

Você pode acessar diretamente o painel por meio deste link.

Para acessar sem o link ou se o link não funcionar, siga os seguintes passos:

Clique na "seta para baixo" no canto superior direito

Clique em "Configurações"

No menu à esquerda, clique em "Suas informações no Facebook"

Ao lado de "Atividade fora do Facebook", clique em "Visualizar"

Acessando a 'Atividade fora do Facebook' no computador.

Reprodução

O que você pode fazer

Infelizmente, além de ter uma visão geral do que o Facebook coletou sobre você, não há muito a ser feito.

A Privacy International, uma ONG britânica, publicou uma análise em fevereiro que apontou que vários dados que o Facebook fornece são incompletos – incluindo os referentes à "atividade fora do Facebook".

Embora o Facebook sugira baixar um arquivo de suas informações para ver o que foi compartilhado, na prática esse arquivo não traz nenhuma informação útil além do que você já pode ver diretamente na página ou no aplicativo.

Você também não pode impedir a coleta das informações referentes a essas atividades.

O que você pode fazer é optar por desassociar as informações e o seu perfil. Isso pode valer para todos os serviços ou apenas com serviços específicos.

Tenha cuidado ao usar este recurso, já que desconectar as informações pode deixar você sem acesso a serviços em que você usou seu perfil do Facebook para fazer login.

Para desativar de todos os serviços, use o botão "Desativar histórico". Para desativar apenas associações de serviços ou sites específicos, clique ou toque sobre o serviço que você quer desvincular e clique em "Desativar atividade futura de [nome do serviço]".

Embora não seja possível ver detalhes sobre o que foi compartilhado com o Facebook, você pode desconectar as informações para que elas não sejam ligadas com o seu perfil.

Reprodução

Qual o risco para a privacidade?

É difícil mensurar o risco que essas informações compartilhadas com o Facebook representam para a sua privacidade. Um dos motivos, claro, é que não é possível visualizar detalhes sobre o que foi compartilhado.

Ainda que o risco não seja alto em muitos casos, é preciso lembrar que quase não se tem controle sobre isso.

Até o Facebook fornecer as ferramentas para visualizar esses dados, eles eram coletados sem nenhuma transparência e, muitas vezes, não há consentimento específico para que esses dados sejam enviados.

Pela primeira vez, cada usuário pode ter ciência da dimensão do compartilhamento de dados na internet e entender tudo que está sendo levado em conta para moldar a experiência na rede, inclusive nos anúncios recebidos e no conteúdo recomendado.

Desconectando certas informações do seu perfil, você pode ter algum controle sobre essas recomendações – o que pode ser útil não apenas para proteger a sua privacidade, mas para melhorar a qualidade da sua navegação na web.

Veja todas as suas informações

Para ver todas as informações que o Facebook sabe sobre você, use a opção "Baixar suas informações". Como existem muitas opções na solicitação do arquivo, é melhor usar um computador para solicitar e consultar os dados.

Solicite o arquivo: Também na página "Suas informações no Facebook", clique em "Baixar suas informações". Escolha os dados que deseja receber e clique em "Criar arquivo".

Navegue no arquivo: Após algum tempo, você receberá um link em seu e-mail. O arquivo baixado estará em formato "ZIP". Faça o download, extraia os arquivos (no Windows 10, use o botão "Extrair tudo" após entrar na pasta compactada) e abra o arquivo "index.html" para ter acesso a todo o conteúdo.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

Fonte: G1

Tags:   G1
Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui