magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Regina Duarte nomeia presidente do Instituto Brasileiro de Museus e quatro gestores para secretaria

Atriz tomou posse na quinta, com discurso sobre 'pacificação e diálogo permanente'. Ainda na quinta, 'Diário Oficial' trouxe exoneração de 12 chefes e secretários de [...]

Por Mauricio Santos em 06/03/2020 às 19:38:04

Atriz tomou posse na quinta, com discurso sobre 'pacificação e diálogo permanente'. Ainda na quinta, 'Diário Oficial' trouxe exoneração de 12 chefes e secretários de gestões passadas. O presidente Jair Bolsonaro abraça Regina Duarte, a nova secretária de Cultura, durante a cerimônia de posse no Palácio do Planalto em Brasília

Adriano Machado/Reuters

A secretária Especial de Cultura do governo federal, Regina Duarte, nomeou nesta sexta-feira (6) os primeiros membros da nova equipe. Regina tomou posse nesta quinta (5), mais de um mês após o anúncio de que assumiria o cargo.

As nomeações são assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto. A presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que coordena a gestão de 27 museus federais e a política nacional do setor, será ocupada pelo advogado Pedro Machado Mastrobuono.

Mastrobuono é membro fundador do Instituto Alfredo Volpi de Arte Moderna, que cuida do acervo e da divulgação das obras do pintor modernista ítalo-brasileiro. Segundo currículo disponível na internet, ele foi vice-presidente da Comissão Especial de Direito às Artes da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP).

O gabinete de Regina na secretaria será chefiado pelo jornalista e advogado criminalista Pedro José Vilar Godoy Horta.

Regina também nomeou, como secretário de Economia Criativa, o professor de gestão cultural Aldo Luiz Valentim. Ele ocupou cargos públicos tanto no governo estadual de São Paulo quando no governo da capital paulista, sempre na área de cultura.

Até julho de 2019, Valentim era secretário-adjunto de Cultura da cidade de São Paulo, na gestão do secretário Ale Youssef. Na internet, é possível encontrar uma dissertação do secretário sobre o "processo de internacionalização da Companhia de Dança Deborah Colker", apresentada em 2011.

A Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual será chefiada por Alessandra da Silva Martins, e a Secretaria de Difusão e Intraestrutura Cultural, por Caio Fagundes Kitade. O G1 pediu ao Ministério do Turismo o currículo dos novos secretários e aguarda retorno.

Regina Duarte durante posse: "Trouxe uma equipe louca para botar a mão na massa"

Cargos vagos

Até a tarde de sexta, pelo menos oito cargos estratégicos da Secretaria Especial de Cultura e das entidades vinculadas à pasta ainda seguiam desocupados.

Na quinta (5), enquanto Regina Duarte tomava posse em cerimônia no Palácio do Planalto, uma edição extra do "Diário Oficial da União" foi publicada com a exoneração de 12 cargos de confiança e gestão.

Destes postos, ainda estavam vagos até a publicação desta reportagem:

a presidência e a direção-executiva da Fundação Nacional das Artes (Funarte);

a direção do Departamento do Sistema Nacional de Cultura;

a chefia da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura;

a direção do Departamento de Promoção da Diversidade Cultural;

a coordenação-geral da Política Nacional de Cultura Viva;

e as chefias de gabinete das secretarias de Economia Criativa e de Fomento.

Fonte: G1

Tags:   G1
Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui