magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Secretaria da Saúde mobiliza servidores para doar sangue no local de trabalho

Dos 80 candidatos que trabalham no prédio da secretaria em Curitiba, todos puderam doar. O número de coletas chegou perto do volume realizado por dia na unidade fixa do Hemepar na Capital, que recebe, em média, 100 bolsas de sangue diariamente.

Por Mauricio Santos em 23/09/2021 às 17:57:10
Secretaria de Estado da Saúde mobiliza servidores para doação de sangue. Foto:Arquivo/AEN

Secretaria de Estado da Saúde mobiliza servidores para doação de sangue. Foto:Arquivo/AEN

Uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) esteve nesta quinta-feira (23) no prédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Curitiba, para a doação de sangue dos funcionários. É a primeira vez que a ação acontece. Dos 80 candidatos, todos puderam doar. O número chegou perto das doações realizadas por dia na unidade fixa do Hemepar na Capital, que recebe, em média, 100 bolsas de sangue diariamente.

O servidor Amauri Cesar Maximiano, coordenador da contabilidade da Secretaria, aprovou a iniciativa de coleta de sangue dentro do local onde trabalha. Ele contou que nunca havia doado sangue. "Foi a primeira vez. Tem muita gente que precisa, e a equipe vindo até ao local é um incentivo a mais".

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% de leitos Sistema Único de Saúde (SUS). Para manter o estoque adequado do banco de sangue são necessárias muitas doações.

O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar a cada 60 dias, com até quatro doações no período de 12 meses. Para mulheres o intervalo é de 90 dias, com limite de três doações e no período de 12 meses.

"A iniciativa do movimento para a doação tem como objetivo ajudar o Hemepar, que está com dificuldades em conseguir doadores. Às vezes, as pessoas não vão pelo deslocamento. Trazendo a equipe até aqui, o incentivo é maior", destaca a responsável do Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS) da Sesa, Shirley Terezinha Folador.

Antes da pandemia, em 2018, foram coletadas 184.406 bolsas, dos 220.519 candidatos à doação. Em 2019, foram mais de 186 mil bolsas e 221.134 candidatos. No ano passado o número caiu para 170.090 bolsas de sangue coletadas e 199.341 candidatos à doação.

Neste ano, até o final de agosto, a instituição contabilizou 113.617 bolsas e 131.175 candidatos nas 22 unidades da Hemorrede. Na tentativa de melhorar o número de bolsas coletadas, o órgão adaptou todo o fluxo de atendimento para trazer segurança na prevenção da Covid-19 no momento da doação.

O agendamento é online, com o atendimento de oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações, com utilização de álcool gel e profissionais que atuam no atendimento devidamente protegidos.

"Precisamos de doação. Nosso estoque de plaquetas e hemácias está muito baixo. A ajuda da população é fundamental, podendo desta forma salvar vidas", afirmou a diretora-geral do Hemepar, Liana Labres de Souza.

De acordo com ela, neste período de pandemia, sem cirurgias eletivas e sem trauma, a instituição precisa de 110 bolsas por dia para atender os 42 hospitais de Curitiba e Região Metropolitana. Com trauma, o número passa para 130 – quantidade que sobe para 180 bolsas diariamente considerando cirurgias eletivas e trauma.

PARA DOAR –É necessário ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar no mínimo 51 quilos; estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina. Durante a vigência da pandemia, doadores acima de 59 anos completos deverão, preferencialmente, permanecer em suas residências.

APLICATIVO – O Hemogram, disponível nas plataformas do Google, é um aplicativo colaborativo desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes, com o objetivo de promover e incentivar a doação de sangue. A intenção é fortalecer o laço entre a população e as organizações de saúde que mantêm os bancos de sangue, os postos de coleta e redes de distribuição vinculados ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui