magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Estudante da Unicentro e atletas do Paraná ganham medalhas nas Paralimpíadas Universitárias

A estudante Isabella Carla Cordeiro da Silva Francos conquistou três medalhas nas últimas Paralimpíadas Universitárias. Outros quatro bolsistas-atletas e uma técnica do Programa Geração Olímpica e Paralímpica conquistaram 12 medalhas em outras modalidades.

Por Mauricio Santos em 25/09/2021 às 11:39:12
Estudante da Unicentro é medalhista nas Paralimpíadas Universitárias - Foto: Unicentro

Estudante da Unicentro é medalhista nas Paralimpíadas Universitárias - Foto: Unicentro

A estudante Isabella Carla Cordeiro da Silva Francos, da Unicentro, conquistou três medalhas nas últimas Paralimpíadas Universitárias. Durante a competição, realizada no último final de semana, ela levou as medalhas de prata no arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco.

As Paralimpíadas Universitárias são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e têm como objetivo estimular a participação de estudantes universitários com deficiência física, visual ou intelectual em atividades esportivas. Em 2021, o evento reuniu quase 400 paratletas, que representaram 180 instituições de ensino superior na disputa de sete modalidades esportivas.

"Me sinto muito feliz pelas conquistas e por poder ter representado a universidade e a cidade de Irati em um evento grandioso. Me sinto lisonjeada em ser a primeira paratleta da Unicentro", comemorou a paratleta.

Isabella cursa Pedagogia no polo de Prudentópolis (Educação à Distância). A jovem de 19 anos já vinha trilhando um caminho de sucesso no esporte desde o sétimo ano do Ensino Fundamental, quando começou a participar de competições e passou a se destacar no arremesso de peso e nos lançamentos de dardo e disco. Desde então, vem conquistando medalhas e recordes no atletismo, que a levaram para sua primeira experiência em jogos paralimpícos.

"Minha mãe é professora de Educação Física e desde pequena a acompanho em jogos escolares e da juventude, despertando, assim, meu interesse na prática esportiva. Com as conquistas estaduais, fui convocada para a Seleção Paranaense de Paratletismo e tive a honra de conquistar três medalhas de prata nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras de 2019, em São Paulo", lembrou.

Dando sequência à carreira esportiva, agora como estudante de graduação, Isabella contou com ajuda da Unicentro para seguir colecionando medalhas no atletismo. "A universidade me apoiou nas questões administrativas e financeiras, custeando a minha viagem, sendo um incentivo importante para a minha participação. Continuo treinando, com o apoio da minha família, para competições que estão por vir ainda este ano", contou.

A fim de viabilizar recursos para a viagem de Isabella até as Paralimpíadas Universitárias, a Divisão de Projetos Esportivos do campus Irati, através do chefe da seção, o agente universitário Paulo Tomalchelski, conversou com a FAU, que é a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro, e com o Gabinete da Reitoria, para custear as passagens da paratleta até São Paulo.

Para Fábio Hernandes, reitor da Unicentro, o incentivo ao esporte é importante para a universidade, na medida em que promove transformação na vida das pessoas que o praticam.

"Na medida do possível, nós vamos, sim, apoiar a Isabella em suas diversas competições, no que estiver ao nosso alcance, porque sabemos que o esporte transforma e une as pessoas. Para a universidade, isso é uma alegria muito grande", arrematou.

MAIS PARANAENSES – Outros quatro bolsistas-atletas e uma técnica do Programa Geração Olímpica e Paralímpica conquistaram 12 medalhas nas modalidades de atletismo e natação.

No atletismo, Vinicius Augusto Cabral e Pamela Aires conquistaram juntos seis ouros. Vinicius Augusto medalhou nas provas de 100m, 200m e lançamento de club. Pamela Aires venceu as provas de 100m, 400m e 1500m. A treinadora Silmara França, também bolsista, acompanhou os dois atletas na competição.

Nas piscinas, Tharcys Gustavo Cussolin Batista e Vinicius Guarienti somaram juntos seis medalhas, cinco de ouro e uma de prata. Tharcys levou dois ouros nas provas de 50m e 100m livre e prata no 100m borboleta. Já Vinicius Guarienti faturou três ouros nas provas 50m livre, 100m costas e 100m borboleta.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui