Saúde

net

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo começa na segunda

Por Redação 03/08/2018 às 08:42:26

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa na segunda-feira. Em Curitiba, as vacinas vão estar disponíveis em 110 unidades de saúde. A campanha é voltada exclusivamente às crianças com idade entre 12 meses a menores de 5 anos, incluindo as que já foram imunizadas anteriormente.

Segundo o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira, o objetivo é fazer com que o sarampo não avance no país e a poliomielite não seja reintroduzida.

A meta da Organização Mundial de Saúde é de 95% de cobertura. Em Curitiba, a cobertura da vacina tríplice viral, que abrange imunização contra sarampo, rubéola e caxumba, é de 95,8% e da vacina contra a poliomielite é de 92,9%. De acordo com o Ministério da Saúde, 312 municípios brasileiros estão com cobertura abaixo de 50% para poliomielite.

Além disso, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Há, ainda, casos isolados importados registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará.

A vacinação deve ser feita de segunda à sexta-feira de segunda-feira até o dia 31 de agosto, em horário comercial. Haverá também o dia D da campanha, que será feito no dia 18 de agosto, quando unidades de saúde vão abrir para vacinar as crianças contra sarampo e poliomielite.

Os adultos que não foram vacinados na infância contra a doença podem procurar os postos de saúde para se imunizar, de segunda a sexta-feira, no horário comercial.

comentários