magalu
uol

Em situação preocupante, Ceará recua sobre ideia de flexibilizar quarentena

Unidade de Terapia Intensiva, UTI, Hospital, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalarNesta semana, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi [...]

Por Redação em 07/04/2020 às 16:39:57
Unidade de Terapia Intensiva, UTI, Hospital, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar

Nesta semana, o governador de S√£o Paulo, Jo√£o Doria (PSDB), foi outro a estender o isolamento. Diferentemente do presidente Jair Bolsonaro, que fala em receio de uma crise econ√īmica e sugere reabrir o comércio, os governadores t√™m defendido o isolamento social como forma de frear a covid-10. A quarentena também tem sido recomendada por autoridades de sa√ļde em todo o mundo.

Com o novo decreto de Santana, ficam proibidas de abrir para o p√ļblico lojas, assim como bares, lanchonetes e restaurantes, que só podem funcionar por servi√ßo de entrega em domic√≠lio. Além disso, divisas com outros Estados foram fechadas e todos os eventos foram proibidos no Cear√°, incluindo os religiosos, como missas e cultos.

A Socicam, empresa administradora da Rodovi√°ria Engenheiro Jo√£o Tomé, em Fortaleza, informa que as atividades est√£o 100% paralisadas. No aeroporto da capital cearense é realizada hoje uma média de 7 voos di√°rios, redu√ß√£o de 96% no movimento. Conforme a Fraport, empresa que administra o aeroporto, outras medidas também foram adotadas, como a distribui√ß√£o de √°lcool em gel e m√°scaras aos funcion√°rios.

Em Fortaleza, com o decreto do governo, muitas empresas adotaram o sistema de home office e revezamento de funcion√°rios. Lojas, para driblar a queda no faturamento, investiram em vendas online e entrega de mercadorias. E, apesar da norma, fortalezenses formaram grandes filas em casas lotéricas e ag√™ncias banc√°rias nesta segunda-feira, desobedecendo a ordem de isolamento e distanciamento social.

Dona de um sal√£o de beleza, Naiana Paiva resolveu abrir o espa√ßo para atender a um cliente por vez, com medidas refor√ßadas de higiene, com uso de aventais e m√°scaras descart√°veis, além de √°lcool em gel. "O movimento caiu de 70% a 80%. O que est√° pagando as despesas s√£o os pacotes promocionais e a fidelidade dos clientes, que fecharam servi√ßos antecipados". Naiana adotou também a estratégia de dividir os atendimentos por hor√°rio.

Já a empresária do ramo de gastronomia Vivian Van Belle nunca havia oferecido o serviço de delivery, mas teve de adotar o modelo para tentar movimentar o caixa do restaurante. "Está sendo bastante desafiador. Estamos oferecendo voucher com desconto para o cliente usar em outubro. Estamos com 5% do nosso faturamento normal, então tanto o delivery quanto o voucher de descontos estão sendo usados pra tentar suprir nossas necessidades. Apesar da crise financeira, sou muito a favor do isolamento social", disse.

magalu 2

Coment√°rios

magalu 3