magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Projeto prevĂȘ guarda permanente de arquivos produzidos durante ditadura

Por Mauricio Santos em 18/04/2022 às 20:29:08
Discussão e votação de propostas. Dep. Maria do Rosário - PT-RSMaria do Rosário: arquivos servirão a estudiosos da história brasileira

O Projeto de Lei 790/22 determina que os documentos públicos produzidos entre 31 março de 1964 e 5 de outubro de 1988 serão reconhecidos como de guarda permanente do Estado, e a autoridade que alienar, desfigurar ou destruir estes poderá ser responsabilizada penal, civil e administrativa.

A proposta, em tramitação na Câmara dos Deputados, é da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e altera a Lei dos Arquivos, de 1991. A lei trata da política nacional de arquivos públicos e privados.

Proteção
A deputada explica que o objetivo do projeto é proteger os arquivos produzidos durante a ditadura civil-militar. Ela citou matéria da imprensa de que documentos deste período estariam sendo destruídos, segundo denúncia de servidores do Arquivo Nacional.

“É preciso proteger os arquivos produzidos pela ditadura civil-militar para que sejam analisados e pesquisados por historiadores, jornalistas e demais estudiosos e defensores da democracia e da transparência”, disse a deputada.

Ela sugere que a lei homenageie a psicopedagoga paulista Nilce Cardoso, militante dos direitos humanos presa e torturada durante a ditadura (1972). Cardoso faleceu em fevereiro deste ano, aos 77 anos.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação sobre projetos de lei

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui