Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Câmara federal

Proposta prevê isenção fiscal para gerador elétrico adquirido em razão de tratamento domiciliar de saúde


Deputada Rejane Dias, autora do projeto de lei

O Projeto de Lei 850/22 isenta os geradores elétricos residenciais do pagamento de IPI e PIS/Cofins quando adquiridos por pessoas com deficiência ou doença que obrigue ao uso contínuo, frequente ou prolongado de equipamento médico de suporte à vida e por aquelas sob tratamento em regime domiciliar (home care).

O texto em análise na Câmara dos Deputados determina que a Receita Federal avaliará previamente se o contribuinte preenche os requisitos para o benefício fiscal. A isenção valerá também para itens importados sem similar nacional.

“Existem pessoas que, não necessitando permanecer hospitalizadas, dependem do funcionamento em seu lar a todo tempo de equipamentos de saúde movidos a energia elétrica”, diz a autora da proposta, deputada Rejane Dias (PT-PI).

Segundo o projeto, a alienação dos geradores antes de três anos contados da data da aquisição a pessoas que não satisfaçam as condições e requisitos da futura lei acarretará o pagamento dos tributos em valores atualizados, sob pena de multa e juros.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!