magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Bolsonaro já ameaçou tirar diretor-geral da PF em 2019; relembre divergências do presidente com Moro

Presidente informou nesta quinta-feira (23) ao ministro da Justiça que pretende trocar a direção-geral da Polícia Federal. O ministro Sergio Moro e o presidente Jair [...]

Por Mauricio Santos em 23/04/2020 às 17:36:28
Presidente informou nesta quinta-feira (23) ao ministro da Justiça que pretende trocar a direção-geral da Polícia Federal. O ministro Sergio Moro e o presidente Jair Bolsonaro, durante evento no Palácio do Planalto

REUTERS/Adriano Machado

A tentativa de Jair Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal, nesta quinta-feira (23), expôs mais uma divergência entre o presidente e o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública). O ministro da Justiça resiste à troca.

Ao escolher Moro para o cargo, em 2018, Bolsonaro havia prometido carta-branca, de modo a não interferir no trabalho do ministro.

Relembre divergências entre o presidente e Moro

28 de fevereiro de 2019 - Moro revoga nomeação para conselho após 'repercussão negativa' de apoiadores do presidente

Especialista em segurança pública, Ilona Szabó havia sido indicada pelo ministro para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. O ministério informou que a revogação foi provocada por "repercussão negativa em alguns segmentos" da sociedade. Como noticiou o jornal "O Globo", a nomeação de Ilona para o conselho, como suplente, fez com que Moro fosse criticado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

16 de agosto de 2019 - Bolsonaro anuncia troca do superintendente da PF no Rio

Sem o conhecimento da cúpula da PF, Bolsonaro anunciou a troca do superintendente da PF no Rio; houve reação na cúpula da polícia. "O que eu fiquei sabendo: se ele resolveu mudar, vai ter que falar comigo. Quem manda sou eu. Deixar bem claro. Eu dou liberdade para os ministros todos. Mas quem manda sou eu", disse Bolsonaro na ocasião. Diante da reação negativa na Polícia Federal, com ameaça até de entrega de cargos, o presidente recuou momentaneamente. A troca, porém, foi efetivada em 28 de agosto.

22 de agosto de 2019 - Bolsonaro ameaça trocar diretor-geral da PF

Questionado sobre a possibilidade de troca do superintendente do Rio, Bolsonaro disse que poderia tirar Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da PF. "Ele pode, o Valeixo pode querer sair hoje, não depende da vontade dele. E outra: ele é subordinado a mim, não ao ministro, deixar bem claro isso aí. Eu é que indico, está na lei, o diretor-geral. Agora, uma onda terrível sobre superintendência, 11 foram trocados, ninguém falou nada. Quando eu sugiro um cara de um estado para ir para lá, 'está interferindo'. Espera aí. Se eu não posso trocar um superintendente, eu vou trocar o diretor-geral, não se discute isso aí", afirmou o presidente.

Recuo: em conversa com Moro, o presidente desistiu da iniciativa para evitar novos desgastes.

22 de janeiro de 2020: presidente fala em recriar Ministério da Segurança Pública

O presidente disse a secretários que estudaria a recriação do Ministério da Segurança Pública, o que, na prática, tiraria poderes de Moro.

Recuo: Dois dias depois, o presidente disse que descartou a recriação sob o argumento de que "em time que está ganhando, não se mexe".

Moro avalia pedir demissão com possível troca na Polícia Federal

Fonte: G1

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui