Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Com pouco espaço, Orçamento de 2020 terá menor investimento desde 2004

Ministro da economia defende pacto federativo para liberar espaço para investimentos. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)Em vigor desde 2017, o teto federal de gastos


Ministro da economia defende pacto federativo para liberar espaço para investimentos. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Em vigor desde 2017, o teto federal de gastos também representa uma restrição que comprime o espaço para investimentos. Isso porque, enquanto os gastos totais estão travados pela inflação, diversas despesas obrigatórias crescem mais que a inflação. Apesar desse efeito, o secretário do Tesouro defende a manutenção dos investimentos dentro do teto de gastos.

"Se a gente retirar o investimento público do teto de gastos, vamos aumentar a dívida pública, que está começando a se estabilizar depois da aprovação da reforma da Previdência e da queda dos juros básicos. O teto é essencial para mostrar aos investidores o comprometimento com o ajuste fiscal. Se a gente reduzir o ritmo de ajuste, os ganhos conquistados até agora iriam embora em poucos meses", disse o secretário durante a apresentação das propostas de emenda à Constituição do pacto federativo, no iníciode novembro.

EBC

Economia Orçamento 2020 Investimentos Pacto Federativo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!