Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Eleições 2022

Mulher è flagrada por câmara fazendo gestos de apoio ao candidato Bolsonaro e gestos considerados obscenos e racistas, próximo ao candidato LULA


Uma mulher ainda não identificada e flagrada por câmara fazendo gestos de apoio ao candidato Bolsonaro e gestos considerados obscenos e racistas, próximo ao candidato a presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva.

O fato ocorreu nesta segunda-feira (5), no encontro com assistentes sociais em São Paulo, aparentemente a mulher portava uma espécie de crachá e provavelmente participava de uma equipe de apoio ao candidato.



Juntando o polegar ao indicador, ela manteve os demais dedos esticados e fez movimentos repetitivos com a mão.

Os três dedos esticados simbolizam a letra "w", uma referência à palavra em inglês "white" (branco). Já o círculo formado representa a letra "p", para a palavra "power" (poder). Ou seja, o símbolo é apontado como simbolizando "poder branco".

Pesquisadores que estudam símbolos da extrema direita alegam que o gesto é utilizado como uma mensagem codificada para que possam se identificar, o chamado "dog whistle" (apito para cães), em referência ao instrumento que não é ouvido por humanos, mas pode ser captado pelos cachorros.
É uma estratégia de comunicação que envolve códigos e envia uma mensagem na qual as pessoas em geral tiram um certo significado (no caso do "white power", por exemplo o símbolo pode significar "ok", ou "vai tomar no c."), mas um grupo específico compreende a mensagem "secreta".
Esses símbolos são muitos usados pelo movimento alt-right, abreviação de "direita alternativa", que é uma reformulação da supremacia branca por extremistas -o termo surgiu em 2010 e começou a ganhar força em 2016, especialmente nos Estados Unidos, segundo a ADL (Liga Antidifamação), órgão americano que monitora crimes de ódio. É uma ideologia racista ou antissemita que acredita que a direita tradicional não defende adequadamente os interesses dos brancos.

Entenda alguns desses símbolos.

Vaporwave

Uma estética nascida de um ramo da música eletrônica no começo dos anos 2010 que foi apropriada pela nova direita –e há quem a chame de fashwave, juntando a palavra "fascist" (fascista). As imagens, com influência dos anos 1980 e com cores que lembram o néon, mesclam um futurismo retrô e paisagens que parecem saídas da ficção científica. Slogans nacionalistas quase sempre acompanham as imagens.



Reportagem:
Jornalista Maurício Santos

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!