magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

CPX significa 'Complexo', e sigla é usada para se referir a conjuntos de comunidades no Rio; ENTENDA

Ex-presidente Lula usou boné com a sigla durante visita ao Alemão na quarta-feira (12). CPX já foi citado pela PM na conta oficial do Twitter e aparece em documento do governo sobre orçamento.

Por Mauricio Santos em 13/10/2022 às 09:53:33
O candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, faz campanha no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro ?- Foto: éRICA MARTIN/THENEWS2/ESTADÃO CON

O candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, faz campanha no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro ?- Foto: éRICA MARTIN/THENEWS2/ESTADÃO CON

Uma sigla no boné que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou nesta quarta-feira (12) durante um evento de campanha no Alemão, no Rio, tem sido usada em fake news de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e entrou nos trending topics no Twitter nesta quinta (13). As letras CPX formam a contração de complexo de favelas, mas bolsonaristas distorceram o significado, para fazer uma associação do petista ao tráfico.

CPX é usado por moradores e por órgãos oficiais para se referir a regiões do Rio de Janeiro que contam com um grupo de favelas:

  • Complexo do Alemão ou CPX Alemão;
  • Complexo da Penha ou CPX Penha;
  • Complexo da Maré ou CPX Maré;
  • Complexo do Chapadão ou CPX Chapadão;
  • Complexo do Salgueiro ou CPX Salgueiro.

A sigla CPX é usada principalmente na internet, para simplificar a digitação. A sigla já foi citada pelo perfil oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e consta inclusive do resumo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do governo estadual para 2023.

A argumentação de que CPX seria uma referência a um grupo criminoso foi vista, principalmente, em perfis bolsonaristas. Em sua rede social, o senador Flávio Bolsonaro postou fotos do ex-presidente Lula com o boné. "Mais uma coincidência de simpatia pelo tráfico de drogas?", disse Flávio na postagem.

Ele também publicou uma outra mensagem que falava sobre a sigla. "Lula visita "QG do Comando Vermelho" no Alemão, RJ, e usa boné que significa "cupinxa (parceiro) do crime"", afirma parte da postagem.

Rene Silva, nascido e criado no Complexo do Alemão e fundador do jornal Voz das Comunidades e que acompanhou o ato de Lula, postou um esclarecimento no começo da manhã desta quinta (13).

"Desde sempre CPX é abreviação de Complexo. Assim como usam Bxd para Baixada e RJ para Rio de Janeiro", disse Rene.

Neste feriado de 12 de outubro, o Candidato a presidência do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva esteve na manhã de hoje no Complexo do Alemão. Lula que estava a acompanhado de sua esposa Janja, o Prefeito Eduardo Paes, Marcelo Freixo, Camila Santos da ONG Mulheres em Ação do Alemão e Rene Silva do Voz das Comunidades, discursou, cumprimentou e acenou para seus eleitores que lotaram a Estrada do Itararé em Ramos. — Foto: CARLOS ELIAS JUNIOR/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Neste feriado de 12 de outubro, o Candidato a presidência do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva esteve na manhã de hoje no Complexo do Alemão. Lula que estava a acompanhado de sua esposa Janja, o Prefeito Eduardo Paes, Marcelo Freixo, Camila Santos da ONG Mulheres em Ação do Alemão e Rene Silva do Voz das Comunidades, discursou, cumprimentou e acenou para seus eleitores que lotaram a Estrada do Itararé em Ramos.
Foto:CARLOS ELIAS JUNIOR/FOTOARENA/ FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Associação com a milícia

Nas redes, perfis de esquerda constantemente associam a família Bolsonaro a grupos milicianos.

As redes de apoio a Lula lembram que os filhos do presidente contrataram parentes do paramilitar Adriano da Nóbrega e citam que os parlamentares propuseram a entrega de medalhas para policiais investigados por envolvimento com a milícia.

Fonte: G1, em Veja Paraná

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui