magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

"O Brasil não vai ceder diante de golpismos", diz presidente do Senado

Durante a abertura da sessão extraordinária do Senado, nesta terça-feira (10), convocada para votar a intervenção...

Por Mauricio Santos em 10/01/2023 às 13:47:30

Durante a abertura da sessão extraordinĂĄria do Senado, nesta terça-feira (10), convocada para votar a intervenção federal na segurança pĂșblica do Distrito Federal, decretada pelo presidente da RepĂșblica, Luiz InĂĄcio Lula da Silva no Ășltimo domingo (8), o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fez um discurso no qual defendeu as instituições brasileiras, a democracia e condenou os atos golpistas.

Pacheco destacou que o que anima pessoas a invadirem e depredarem as sedes dos TrĂȘs Poderes é a "vontade de tomar de assalto a democracia brasileira". "Essa motivação, esse ânimo que foi expressado por essa minoria raivosa e selvagem não vão prevalecer", afirmou Pacheco. O senador acrescentou que os atos de domingo foram criminosos. "Não são excessos de manifestações democrĂĄticas, são crimes que precisam ser punidos", continuou.

"O que assistimos domingo não irĂĄ se repetir. O Brasil não vai ceder diante de golpismos. A democracia prevalecerĂĄ".

Em outra anĂĄlise, Pacheco disse ainda que, de relevante, as pessoas que promoveram a depredação em BrasĂ­lia conseguiram "unir mais as instituições". "Mais do que nunca, o Poder Legislativo – esta Casa, o Senado Federal – estarão unidos ao Poder JudiciĂĄrio e ao Poder Executivo, numa união indissolĂșvel que constitui a RepĂșblica Federativa do Brasil, para poder fazer prevalecer a democracia, e a democracia para sempre", destacou.

Pacheco avaliou ainda que os atos foram coordenados por uma minoria que serĂĄ punida. "Essa minoria golpista – e não hĂĄ outro nome – não irĂĄ impor sua vontade por meio da barbĂĄrie, da força e de atos criminosos", disse. "Essa minoria serĂĄ identificada, um a um, investigada e responsabilizada, assim como seus financiadores, organizadores e agentes pĂșblicos dolosamente omissos."

Sobre os prejuĂ­zos no Senado, Rodrigo Pacheco, que interrompeu as férias com a famĂ­lia em Paris e chegou ontem a noite em BrasĂ­lia, andou pelo Senado para ver o estrago causado pelos invasores. Segundo ele, a Diretoria Geral da Casa estĂĄ fazendo levantamento e tudo serĂĄ reparado no menor tempo possĂ­vel.

O presidente da Casa disse ainda que os custos estão sendo levantados e que não é justo que o povo brasileiro pague essa conta. "Os criminosos deverão pagar essa conta e nós tomaremos todas as providĂȘncias para que isso aconteça", ressaltou.

Comissão Externa

Ainda nesta terça-feira uma comissão externa de senadores, serĂĄ criada para acompanhar junto à Advocacia-Geral do Senado as investigações. Por sugestão do senador Omar Aiziz (PSD-AM), entre os nomes que devem compor o grupo estão os senadores Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Fabiano Contarato (PT-ES) que são delegados de carreira.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui