magazine luiza 1 728 x 90

Governo atualiza cronograma de aplicação das provas do Encceja

O governo federal atualizou o cronograma de aplicação das provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)...

Por Mauricio Santos em 18/01/2023 às 09:55:18

O governo federal atualizou o cronograma de aplicação das provas do Exame Nacional de Certificação de Compet√™ncias de Jovens e Adultos (Encceja) 2023, nas modalidades regular, pessoas privadas de liberdade (PPL) e participantes do exterior.

O Encceja é uma prova que avalia as compet√™ncias, as habilidades e os saberes de jovens e adultos que não conclu√≠ram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. Para quem parou de estudar, o exame serve para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e o certificado de conclusão do ensino médio.

Para participar do Encceja, o estudante precisa ter, no m√≠nimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental. Quem busca a certificação do ensino médio precisa ter, no m√≠nimo, 18 anos completos na data da prova. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de m√ļltipla escolha, e uma proposta de redação.

O novo cronograma havia sido publicado em portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep) do dia 2 de janeiro, mas foi republicado para atualização de erros no documento anterior nesta terça-feira (17).

Datas

A etapa regular do Encceja 2023 ter√° inscrições entre 22 de maio e 2 de junho. A aplicação do exame ser√° em 27 de agosto, com divulgação do gabarito em 11 de setembro e dos resultados em 22 de dezembro.

J√° para as pessoas privadas de liberdade e reaplicação do Encceja regular, as inscrições vão de 24 de julho a 4 de agosto, com provas nos dias 17 e 18 de outubro. Os gabaritos e o resultado dessa etapa serão divulgados, respectivamente, nos dias 3 de novembro e 22 de dezembro.

Participantes que vivem no exterior poderão se inscrever entre 17 e 28 julho. Para esses estudantes, a aplicação est√° prevista para 22 de outubro, com divulgação do gabarito em 14 de novembro e do resultado também no dia 22 de dezembro.

Por fim, o Encceja 2023 para pessoas privadas de liberdade no exterior terão as inscrições abertas entre 17 e 28 de julho, mas com aplicação de provas entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. Os gabaritos desta etapa serão divulgados no dia 14 de novembro e os resultados, dia 22 de dezembro.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Coment√°rios