magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Projeto prevê contagem em dobro do tempo de trabalho de servidores civis da saúde que atuaram na pandemia

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Neto: é um dever reconhecer o trabalho dos profissionais que atuaram no combate à pandemia O Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/23 estabelece que o tempo de trabalho efetivamente exercido no enfrentamento à pandemia de Covid-19 por servidores públicos civis da saúde será contado em dobro como tempo de contribuição para fins de aposentadoria.

Por Mauricio Santos em 06/07/2023 às 14:38:01
Deputado Florentino Neto discursa na tribuna do Plenário Neto: é um dever reconhecer o trabalho dos profissionais que atuaram no combate à pandemia

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/23 estabelece que o tempo de trabalho efetivamente exercido no enfrentamento à pandemia de Covid-19 por servidores públicos civis da saúde será contado em dobro como tempo de contribuição para fins de aposentadoria. A regulamentação caberá ao Poder Executivo.

O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei Complementar 173/20, que instituiu, em 2020, o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. Oficialmente, o Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional durou dois anos, até a revogação pelo Ministério da Saúde em maio de 2022.

"Servidores da área da saúde da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios estiveram na linha de frente do enfrentamento do coronavírus, colocando suas vidas em risco para cuidar de pessoas infectadas e mitigar os dramas familiares", lembrou o autor da proposta, deputado Florentino Neto (PT-PI).

"A proposta estabelece uma medida compensatória para os servidores da saúde", explicou o parlamentar. "Valorizar e reconhecer o trabalho dos profissionais que atuaram de forma incansável no combate à pandemia é um dever", concluiu.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Saúde; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui