magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Dez mil policiais militares são capacitados para combate à violĂȘncia contra a mulher

Com a conclusão da primeira etapa do treinamento, o Estado terĂĄ agentes de segurança pĂșblica habilitados a trabalharem em ações ostensivas e preventivas relacionadas à violĂȘncia domĂ©stica e familiar. Na solenidade de certificação foram entregues novas viaturas para uso exclusivo das Patrulhas Maria da Penha.

Por Mauricio Santos em 22/07/2023 às 14:14:52
Cerca de 10 mil policiais militares do Paraná concluíram nesta sexta-feira (21) o treinamento do Curso de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar. O governador em exercício Darci Piana participou d

Cerca de 10 mil policiais militares do Paraná concluíram nesta sexta-feira (21) o treinamento do Curso de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar. O governador em exercício Darci Piana participou d

Cerca de 10 mil policiais militares do ParanĂĄ concluíram nesta sexta-feira (21) o treinamento do Curso de Prevenção à ViolĂȘncia Doméstica e Familiar. O governador em exercício Darci Piana participou de uma cerimônia simbólica com a entrega dos certificados a 100 agentes de segurança que representaram a corporação em um evento na Academia Policial Militar do GuatupĂȘ, em São José dos Pinhais. Na mesma oportunidade, também foram entregues oito novas viaturas para uso exclusivo das unidades Patrulhas Maria da Penha.

Realizada entre os dias 27 de março e 21 de julho, a formação teve uma carga horĂĄria total de 25 horas, com módulos a distância e presenciais. Com a conclusão da capacitação, o Estado conta com policiais habilitados para atuar neste tipo de ocorrĂȘncia em todos os batalhões da Polícia Militar do ParanĂĄ (PMPR), além de reforçar as unidades que atuam especificamente na Patrulha Maria da Penha.

Após entregar os certificados e as chaves das viaturas, Piana garantiu que o Governo do Estado continuarĂĄ buscando alternativas para inibir a violĂȘncia contra a mulher em diferentes frentes. "Com o treinamento e novos equipamentos, a Polícia Militar do ParanĂĄ, que é uma das melhores do Brasil, poderĂĄ atuar de forma mais efetiva na defesa das mulheres vítimas de violĂȘncia doméstica", afirmou.

"Além de atuar diretamente na proteção delas, o Estado, em parceria com a iniciativa privada, vai buscar condições de amparo para que as mulheres consigam alternativas para sair desse ciclo e conquistar a sua autonomia", acrescentou Piana.

O treinamento foi focado tanto no atendimento especializado de emergĂȘncia feitos a partir dos chamados via central 190, denominada primeira intervenção, quanto no monitoramento das vítimas e dos agressores após o registro dos boletins de ocorrĂȘncia, chamada de segunda intervenção. Neste segundo caso, os policiais realizam visitas domiciliares às mulheres, garantindo a elas maior sensação de segurança e inibindo possíveis reincidĂȘncias dos agressores, que em muitos casos continuam a morar juntos.

De acordo com a capitã Carolina Pauleto Ferraz Zancan, que faz parte da Câmara Técnica da Patrulha Maria da Penha e trabalhou na coordenação do curso, ele foi estruturado com disciplinas sobre conhecimentos essenciais para atuação neste tipo de situação. "São matérias sobre a Lei Maria da Penha, comunicação construtiva, aspectos psicológicos, ciclos de violĂȘncia, medidas protetivas de urgĂȘncia e violĂȘncia de gĂȘnero, entre outras necessĂĄrias para que os policiais possam prestar um atendimento mais qualificado e humanizado às vítimas", explicou.

O treinamento foi dividido em duas etapas. A primeira englobou praticamente todo o efetivo das unidades operacionais com responsabilidade territorial, os chamados batalhões de ĂĄrea. "Na segunda etapa o objetivo é passar as orientações também para as unidades especializadas, como os batalhões policiais de Choque, o de Rondas Oestensivas e o de Operações Policiais Especiais, para que todos os profissionais saibam o bĂĄsico do atendimento repressivo e preventivo às vítimas de violĂȘncia doméstica, prestando o atendimento adequado nos 399 municípios paranaenses", complementou Carolina.

PRIORIDADE – Presente na cerimônia de formatura dos policiais, o secretĂĄrio de Segurança Pública do ParanĂĄ, Hudson Teixeira, disse que a ação visa resolver uma grande necessidade da população. "Quando assumimos a Secretaria da Segurança Pública, uma das maiores demandas que tínhamos era com relação à violĂȘncia doméstica, em que a atuação era focada apenas no efeito e não na causa", relatou. "Por uma decisão acertada do governador, começamos a trabalhar na prevenção e orientação das vítimas, muitas das quais passaram a ter condições de se afastar de seus agressores a partir de projetos estaduais".

Um exemplo disso são as ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, sob o comando da secretĂĄria Leandre Dal Ponte, que também disse enxergar grandes avanços do ParanĂĄ na proteção, garantia de direitos e na promoção das mulheres. "Iniciativas como essa fazem com que as mulheres paranaenses se sintam cada vez mais seguras e respeitadas, com profissionais qualificados para prestarem um serviço eficaz", afirmou.

Leandre lembrou, ainda, o lançamento da campanha ParanĂĄ Unido no Combate ao Feminicídio, que neste sĂĄbado (22) terĂĄ caminhadas em ao menos 71 municípios para alertar sobre os alarmantes números deste tipo de crime no Brasil.

"É um problema cultural que afeta todo o País e no ParanĂĄ isso não é diferente, mas a criação da secretaria permitiu todo um novo arranjo de governança, inclusive garantindo investimentos nessa pauta. A gente percebe que tĂȘm muitos programas voltados para as mulheres e o desafio é fazer com as políticas públicas sejam construídas e executadas pelas secretarias de modo intersetorial e com a adesão dos diferentes entes federativos", finalizou a secretĂĄria.

OUTRAS AÇÕES – Além dos policiais militares treinados para esta finalidade, o ParanĂĄ também conta com 21 Delegacias da Mulher da Polícia Civil do ParanĂĄ (PCPR), destinadas ao acolhimento e encaminhamento de vítimas de violĂȘncia doméstica. As unidades estão localizadas nas cidades de Arapongas, Apucarana, AraucĂĄria, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, MaringĂĄ, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Também nesta frente, foi criado o Botão do Pânico, dispositivo de emergĂȘncia para mulheres vítimas de violĂȘncia doméstica que estĂĄ presente em todas as comarcas do Estado. O acionamento pode ser feito remotamente em qualquer um dos 399 municípios e é vinculado ao aplicativo 190 da Polícia Militar.

Depois da instalação do app, disponível para celulares com sistemas Android e IOS, é necessĂĄrio fazer um cadastro com dados pessoais e inserir o documento da medida protetiva. Ao ser acionado, o botão inicia um processo de atendimento de emergĂȘncia ao local da vítima, baseado na localização do smartphone da solicitante.

O Estado conta ainda com dois ônibus equipados com espaços para atendimento individual e sigiloso a mulheres vítimas de violĂȘncia doméstica e que funcionam como unidades itinerantes. Os veículos jĂĄ realizaram mais de 13 mil atendimentos em 100 municípios de todas as regiões do ParanĂĄ.

Em uma parceria com o governo federal, o ParanĂĄ recebeu 50 viaturas, armas, munições e equipamentos para reforço do enfrentamento à violĂȘncia contra a mulher. Os veículos foram repassados pelo Ministério da Justiça no âmbito da segunda etapa do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Foi deste lote que saíram as oito unidades entregues para as Patrulhas Maria da Penha, que somaram um investimento de R$ 1 milhão.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o comandante-geral da Polícia Militar do ParanĂĄ, coronel Jefferson Silva; o comandante da Academia Policial Militar do GuatupĂȘ, tenente-coronel Darany de Oliveira; o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto; a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o vice-prefeito de Piraquara, Josimar Fróes; a promotora de Justiça Maria Aparecida Losso; e a idealizadora da Ronda Maria da Penha da Bahia, tenente-coronel Denice do RosĂĄrio.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui