magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Corpo de Bombeiros do Paraná vira referência para curso de oficiais da PM de São Paulo

Um grupo paulista, formado por sete capitães, passou três dias em Curitiba em visita técnica a diversas instalações, bem como sendo apresentado às boas práticas adotadas na corporação paranaense. Dos corpos de bombeiros do Brasil, o Paraná foi o único estado escolhido para receber uma comitiva nesta Jornada Nacional.

Por Mauricio Santos em 02/09/2023 às 16:24:44
Corpo de Bombeiros do Paraná vira referência para curso de oficiais da PM de São Paulo Foto: CBMPR

Corpo de Bombeiros do Paraná vira referência para curso de oficiais da PM de São Paulo Foto: CBMPR

O Corpo de Bombeiros do Paraná foi escolhido como uma das referências do País para a Jornada Nacional de Polícia Comparada, dentro do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Um grupo, formado por sete capitães, passou três dias em Curitiba em visita técnica a diversas instalações, bem como sendo apresentado às boas práticas adotadas na corporação paranaense.

O CAO, ofertado pelo Centro de Altos Estudos (Caes-PMESP), equivale a um Mestrado. Direcionado a capitães, é fundamental para a sequência da carreira de oficial, sendo pré-requisito para uma futura promoção a major.

O tenente-coronel Rodrigo Moreira Leal, chefe da equipe nesta Jornada Nacional de Polícia Comparada, considerou a visita muito produtiva e interessante, pois permitiu que eles conhecessem diversas estruturas do Corpo de Bombeiros do Paraná. "Pudemos verificar a grandeza, o comprometimento dos oficiais e, com certeza, vamos levar muitos ensinamentos para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo", disse. A turma de sete integrantes tinha em sua composição quatro oficiais que atuam no Corpo de Bombeiros, dois oficiais dentistas e um oficial médico.

Dos corpos de bombeiros do Brasil, o Paraná foi o único estado escolhido para receber uma comitiva nesta Jornada Nacional de Polícia Comparada do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Na capital paranaense, o grupo ouviu palestras da Diretoria de Pessoal (DP), Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF) e Diretoria de Assuntos Técnicos (DAT).

Eles também visitaram o Hospital da Polícia Militar; o Centro Odontológico; o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST); o Primeiro Grupamento de Bombeiros; a Central de Operações do Bombeiro (Cobom), onde é atendido o 193, bem como o Centro Histórico do Bombeiro. Por fim, conheceram a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

"Foram dias de muito aprendizado. Pudemos observar as instalações físicas, a organização do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Aprendemos muito sobre a legislação de incêndio local. Essa viagem enriqueceu os nossos estudos acadêmicos e servirá como guia para a nossa atuação profissional também no Estado de São Paulo", afirmou o capitão Allan Okuma, um dos participantes da Jornada, que destacou a nova Escola de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Paraná. "Nos deixou extremamente impressionados pelo nível de acabamento, pelos detalhes arquitetônicos, e pela excelente construção que está sendo feita".

Durante a passagem por Curitiba, o grupo se encontrou com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior. Como forma de agradecimento pela recepção recebida durante a estada na cidade, os visitantes o presentearam com um quadro e uma moeda comemorativa alusiva à atuação da corporação paulista após a queda do avião da TAM. A "challenge coin" tem edição limitada e numerada – o coronel paranaense recebeu a número 27.

"Nós, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, ficamos honrados com a visita. Isso reforça o trabalho que estamos desenvolvendo em busca de uma instituição mais forte, capacitada e sempre pronta a cooperar com nossas coirmãs. Espero que a visita tenha sido proveitosa e gere bons frutos ao Corpo de Bombeiros da PMESP", declarou o comandante.

Esta Jornada Nacional de Polícia Comparada integra o CAO da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a participação de 84 alunos. Para este estudo os alunos foram divididos em grupos, que visitaram corporações de Polícia Militar do Amapá, Rondônia, Maranhão, Minas Gerais e Amazonas, além do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui