magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Como descobrir falsos shows de festivais? Veja dicas para não comprar ingressos e depois se arrepender

Nesta semana, o Lollapalooza Brasil iniciou as vendas para a próxima edição do festival, que acontece em março de 2024.

Por Mauricio Santos em 30/09/2023 às 13:17:32

Nesta semana, o Lollapalooza Brasil iniciou as vendas para a próxima edição do festival, que acontece em março de 2024. Na fase em questão, os clientes contemplados em determinados bancos poderão comprar antecipadamente o passaporte para ir aos três dias de festival, nos dias 22, 23 e 24 de março. Os ingressos são vendidos às cegas, sem confirmações sobre os artistas que tocarão no evento, mas atraem centenas de compradores por diversos motivos. Com a ausência do line-up, que deve ser divulgado ainda neste ano, imagens de supostas atrações viralizam na internet, com direito a grandes nomes do rock, pop, indie e hip hop mundial. Os falsos line-ups, no entanto, têm ganhado a euforia do público, que acaba adquirindo entradas baseando em especulações falsas sobre os festivais. Recentemente, viralizou o caso de um internauta que se confundiu durante compra para o Primavera Sound e adquiriu ingressos para atrações que sequer viriam ao evento.

Para se prevenir, é necessário analisar cada detalhe de supostos line-ups. Informações como a grafia do nome dos artistas e o padrão de cores e fontes usados nos pôsteres podem ser decisivos para o consumidor enxergar a veracidade das atrações. Além disso, o público deve sempre consultar os sites e redes sociais oficiais do festival, onde há a divulgação oficial da programação. Quando o conteúdo falso é divulgado, o fã pode também verificar a agenda oficial dos artistas supostamente confirmados. Se lista de shows pode mostrar incompatibilidades com as datas oficiais do evento em questão, com apresentações agendadas em outros países, o sinal de alerta deve ser aceso. Outra dica é pesquisar pelos shows realizados um ano antes da data em que o festival acontece. Normalmente, os músicos não realizam mais de uma apresentação no Brasil no intervalo de um ano, com raras exceções. As turnês dos cantores e bandas costumam ser disputadas entre o mercado internacional de entretenimento, transformando em baixa a probabilidade de novas apresentações num curto espaço de tempo.

Há ainda os engraçadinhos que colocam atrações implausíveis ou impossíveis no falso pôster. Uma das programações enganosas do próximo Lollapalooza fazem os fãs mais afoitos salivarem com atrações como Blink-182 — que deixou uma série de “órfãos” ao cancelar a apresentação do ano passado — , My Chemical Romance e Lana del Rey. Mas a imagem mostra também os nomes de Elis Regina (cantora morta em 1982), da apresentadora Ana Maria Braga (em uma improvável parceria musical com Mayra Cardi) e de bandas/artistas inexistentes como Su Von Richthofen, uma clara e mórbida referência a Suzane von Richthofen.

Veja a repercussão nas redes sociais

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui