magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Queimadas: Amazonas registra segundo pior setembro desde 1998

O estado do Amazonas registrou o segundo maior acumulado de queimadas para setembro desde 1998, quando começou a ser feito o monitoramento.

Por Mauricio Santos em 03/10/2023 às 11:02:48

O estado do Amazonas registrou o segundo maior acumulado de queimadas para setembro desde 1998, quando começou a ser feito o monitoramento.

Os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e foram atualizados apenas até a sexta-feira (29) — mas já sinalizam o segundo pior setembro da história do monitoramento.

O mês acumulou 6.871 focos de incêndio. Esse dado só não é maior que o recorde para o mês, de 8.659 focos, registrados no ano passado.

Total do ano até agora

Em 2023, já foram contabilizados 14.682 focos de incêndio — mais do que a média histórica anual de 9.617.

Por conta da estiagem, setembro costuma ser o mês mais severo de queimadas no estado do Amazonas, no bioma e na região da Amazônia Legal.

Em 2023, no entanto, a Amazônia Legal registrou 32.094 focos em setembro. O dado também representa menos do que a média mensal: 45.352. O bioma segue a mesma linha: 25.414 pontos de queimadas registrados em setembro, menor do que a média mensal de 32.477.

A preocupação não é apenas com a preservação do meio ambiente, mas com os efeitos diretos que ocorrem na saúde das pessoas que moram no Amazonas e nas regiões.

VÍDEO – Seca pode afetar 60% do transporte no rio Amazonas


Internações hospitalares

Segundo estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo WWF Brasil, as queimadas na Amazônia foram responsáveis por aumento de internações hospitalares por problemas respiratórios nos últimos dez anos, entre 2010 e 2020.

De acordo com a pesquisa, foi possível observar o aumento principalmente nos estados da Amazônia Legal que mais registraram queimadas. São as unidades federativas: Pará, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre.

"O estudo mostra que, mesmo com a possível subnotificação por conta de inconsistências na base de dados do DataSUS, os valores diários de poluentes são extremamente elevados e contribuíram para aumentar em até duas vezes o risco de hospitalização por doenças respiratórias atribuíveis à concentração de partículas respiráveis e inaláveis finas (fumaça) nos estados analisados", explicaram os pesquisadores.

Segundo o estudo, 87% das internações no estado do Amazonas estão relacionadas às altas concentrações de fumaça. Já o Pará registrou o índice de 68%, enquanto Mato Grosso e Rondônia, 70%.

Ainda segundo a análise, as doenças decorrentes da concentração de partículas poluentes derivadas das queimadas foram responsáveis por 70% das internações hospitalares que ocorreram nos quatro estados.

Para o estudo, a Fiocruz e o WWF Brasil analisaram a taxa de internações em hospitais por doenças respiratórias entre 2010 e 2020, além das concentrações estimadas de partículas respiráveis finas – que são as presentes na fumaça de incêndios florestais.

A CNN procurou o governo do Amazonas a respeito dos dados de queimadas, mas não obteve retorno até o momento.

Sobre as doenças respiratórias, a Secretaria da Saúde do Amazonas informa que, por não se tratar de doença compulsória (que não possui notificação), não tem como fornecer dados referentes ao número" de registros, e que "todas as unidades de saúde estão preparadas para atender a população".

Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui