Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Câmara federal

Comissões discutem regras para medir eficiência de fontes energéticas no Brasil

Depositphotos Carro elétrico pode não ser um veículo de zero emissão A Comissão de Minas e Energia e a Comissão Especial da Transição Energética e Propdução de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados discutem na próxima segunda-feira (13) a metodologia usada para analisar o ciclo de vida dos combustíveis.


Carro elétrico pode não ser um veículo de zero emissão

A Comissão de Minas e Energia e a Comissão Especial da Transição Energética e Propdução de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados discutem na próxima segunda-feira (13) a metodologia usada para analisar o ciclo de vida dos combustíveis.

O debate foi sugerido pelo presidente da comissão especial, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). Ele explica que, para avançar na descarbonização do setor de transportes, é preciso deixar de adotar metas de eficiência baseadas apenas na queima do combustível do motor. "Essa abordagem gera a falsa impressão de que um carro elétrico, por exemplo, é um veículo de emissão zero, sendo que a geração de energia também pode emitir gases de efeito estufa", alerta.

Arnaldo Jardim defende que sejam contabilizadas as emissões e capturas de gases de efeito estufa de todo o ciclo de vida da fonte de energia. "Desde a extração dos recursos, geração de energia, produção do combustível, até o consumo nos motores."

A audiência será realizada no plenário 14, a partir das 14 horas.

Veja quem foi convidado para discutir o assunto

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!