magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Câmara entrega PrĂȘmio Brasil Mais Inclusão de 2023 na quarta-feira

TV CÂMARA Em 2014, o Plenário da Câmara foi reformado para garantir a acessibilidade A Segunda-Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados entrega na quarta-feira (29) o Prêmio Brasil Mais Inclusão de 2023.

Por Mauricio Santos em 28/11/2023 às 12:00:12
Em 2014, o Plenário da Câmara foi reformado para garantir a acessibilidade

A Segunda-Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados entrega na quarta-feira (29) o Prêmio Brasil Mais Inclusão de 2023. A solenidade está marcada para as 16 horas, no Salão Nobre.

O diploma de menção honrosa é concedido anualmente a empresas públicas ou privadas, entes federados (União, estados e municípios) e personalidades que tenham realizado trabalhos de destaque na inclusão de pessoas com deficiência. Neste ano serão premiados:

Na categoria Mérito Darci Barbosa, concedido a personalidades e entes federados:

  • Benjamin Pessoa Vale
  • Michelle Bolsonaro
  • Rejane Ribeiro Sousa Dias
  • Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro
  • Walter da Rocha Tosta (in memorian)

Na categoria Mérito João Ribas, concedido a empresas, organizações não governamentais e organizações da sociedade civil de interesse público

  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Apucarana (PR)
  • Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação (Associação Reabilitar)
  • Associação Vida Ativa São José (SC)
  • Paraesporte
  • Valorização Individual do Deficiente Anônimo (Vida)

Inclusão na Câmara
A inclusão da pessoa com deficiência é política permanente da Câmara. Em 2019, a Casa adaptou sua estrutura para atender às necessidades de acessibilidade do primeiro deputado cego da história do País, Felipe Rigoni (ES).

Em 2015, a Casa aprovou o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Também foram criadas a Comissão Permanente sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e a Coordenação de Acessibilidade.

Em 2014, o Plenário da Câmara dos Deputados recebeu adaptações para facilitar a movimentação de pessoas com dificuldades de locomoção. A Casa também oferece rampas, elevadores adaptados e triciclos motorizados nas portarias.

Além disso, a transmissão da TV Câmara tem a janelinha da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas em tempo real, o portal da Câmara está adaptado para pessoas com deficiência visual e, nos plenários das comissões, a tecnologia assistiva de aro magnético leva o áudio diretamente aos aparelhos auditivos de surdos oralizados, facilitando a compreensão das falas dos interlocutores.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

ComentĂĄrios

anuncie aqui