magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Sa√ļde promove ações em todo o Paran√° de prevenção a infecções sexualmente transmiss√≠veis

Ações acontecem em Curitiba, com testes r√°pidos e distribuição de preservativos, e no Interior, com palestras, semin√°rios e eventos nas escolas. No Paran√°, em 2022, foram notificados 941 casos de Aids, com 558 √≥bitos pela doença.

Por Mauricio Santos em 30/11/2023 às 14:22:10
Saúde promove ações em todo o Paraná de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis Foto: SESA

Saúde promove ações em todo o Paraná de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis Foto: SESA

A Secretaria estadual da Sa√ļde (Sesa) realizar√° nesta sexta-feira (01) uma série de ações em Curitiba e no Interior para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids e o in√≠cio da campanha nacional Dezembro Vermelho, de mobilização contra o v√≠rus HIV e outras IST (infecções sexualmente transmiss√≠veis). Depois de 42 anos dos primeiros casos, a Aids, que representa o est√°gio avançado da infecção pelo v√≠rus do HIV, j√° levou à morte mais de 35 milhões de pessoas no mundo. O v√≠rus pode ser transmitido por via sexual, sangu√≠nea e de mãe para filho (transmissão vertical).

Em Curitiba, na Praça Rui Barbosa, serão ofertados testes r√°pidos para o diagnóstico do HIV, distribuição de preservativos internos e externos, autoteste e informações sobre prevenção. Os profissionais estarão no local, das 9 às 16 horas, para atendimento, testagens e orientações.

Junto com as secretarias municipais, o Programa de DST/Aids da Secretaria Estadual preparou uma extensa programação para marcar a data em todo o Estado. As Regionais de Sa√ļde estão acompanhando o desenvolvimento das ações de prevenção junto aos munic√≠pios, com diversas pautas como semin√°rios, ações nas escolas, divulgação nas m√≠dias, nos conselhos de sa√ļde, ações de testagem, dentre outras.

Em 2022, o Brasil registrou 434.803 casos de HIV (infecção pelo v√≠rus, sem o desenvolvimento da doença) e 11.238 óbitos por Aids. No Paran√°, também no ano passado, foram notificados 941 casos de Aids, com 558 óbitos pela doença. Também foram 2.261 casos de HIV diagnosticados. Com dados ainda preliminares, em 2023 o Estado teve 655 casos de Aids, 124 mortes e 1.950 casos de HIV.

Para a diretora de Atenção e Vigil√Ęncia da Sesa, Maria Goretti Lopes, a epidemia ainda continua sendo um desafio para a sa√ļde p√ļblica, por isso a import√Ęncia de levar informação e sensibilizar a população geral e, especialmente, os jovens, sobre a prevenção e cuidado, em relação às infecções sexualmente transmiss√≠veis.

"Ofertamos a testagem, pois o diagnóstico precoce e o tratamento imediato são muito importantes para evitar o adoecimento e também para que as Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV) manter a carga viral indetect√°vel, ou seja, intransmiss√≠vel", explica. Ela reitera, ainda, que o diagnóstico precoce deve ser oportunizado para que a terapia com antirretroviral seja iniciada o quanto antes, evitando que a pessoa adoeça por Aids, podendo manter um estilo de vida saud√°vel.

OUTRAS AÇÕES – A Sesa realiza de forma permanente diversas campanhas de prevenção com ações direcionadas sobre as Infecções Sexualmente Transmiss√≠veis para toda a população. Durante todo o ano são feitas capacitações junto às 22 Regionais de Sa√ļde e munic√≠pios sobre diagnóstico em tempo oportuno, prevenção e promoção da sa√ļde. Desde 2019, a Secretaria da Sa√ļde vem fortalecendo a Profilaxia Pré-Exposição (da PrEP), que é um método de prevenção indicado para pessoas que podem ter maior chance de contato com o v√≠rus do HIV.

A chefe da Divisão de Doenças Sexualmente Transmiss√≠veis da Sesa, Mara Franzoloso, reforça que o Paran√° oferta, ainda, o acesso gratuito ao diagnóstico dessas doenças, com a realização de testes r√°pidos para detecção de presença do v√≠rus do HIV/Aids, s√≠filis e hepatite viral em toda rede p√ļblica da sa√ļde do Estado. "Os resultados desses exames ficam prontos em cerca de 30 minutos. Além disso, realizamos de forma regular a distribuição de insumos preventivos aos 399 munic√≠pios do Estado", aponta.

Confira a programação de ações no Paran√°:

3ª Regional de Ponta Grossa

São João do Triunfo – Divulgação nas m√≠dias, redes sociais e UBS de informativos sobre o tema.

5ª Regional de Guarapuava

Turvo – dia 13/12/23, à tarde, na Praça 31 de Outubro, haver√° barraca para testes r√°pidos, distribuição de preservativo e além divulgação do autoteste de HIV.

Candói – Tenda da Sa√ļde, na Avenida Antunes Fabr√≠cio – BR 373, nos dias 30/11 e 01/12, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Teste r√°pido ser√° ofertado à população.

Prudentópolis – Campanha Fique Sabendo com divulgação de informação. Testagem de HIV, s√≠filis e hepatites, na UBS Dr Geraldo de Carvalho e nas Estratégias Sa√ļde da Fam√≠lia.

8¬™ Regional de Francisco Beltrão

Boa Esperança do Iguaçu – No dia 7 de dezembro, coleta, testes para toda a população, das 8h às 20h, na Unidade de Sa√ļde da Fam√≠lia

Flor da Serra do Sul – Realização de testes r√°pidos de HIV, nos dias 4,5 e 6 de dezembro, das 17 às 19h, na Unidade B√°sica de Sa√ļde.

Capanema – Divulgação e realização de testes HIV, s√≠filis, hepatite B e hepatite C nas UBSs.

15ª Regional de Maringá

Maring√° – No dia 05 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Central dos Estudantes - Universidade Estadual de Maring√° (UEM), a partir das 8h30, os estudantes poderão acompanhar o I Semin√°rio de HIV/Aids – Interfaces do cuidado ampliado e as perspectivas e estratégias nacionais para a resposta global de eliminação do v√≠rus. Nesta sexta-feira (1¬ļ), na Universidade Cesumar, bloco 6, às 8h, ser√° realizada palestras para profissionais da √°rea da sa√ļde sobre o Dia Mundial contra a Aids. As inscrições deverão ser encaminhadas para: sa√ļ[email protected]

17ª Regional de Londrina

Londrina – 3¬ļ Simpósio de HIV – Aids no Auditório do Hospital Universit√°rio, das 8 às 18 horas.

Rol√Ęndia – Durante todo o m√™s de dezembro serão feitos testes, ofertados na vigil√Ęncia epidemiológica municipal, além da realização de palestras, distribuição de preservativos e materiais informativos nas maiores escolas do munic√≠pio para estudantes do segundo grau

21ª Regional de Telêmaco Borba

Tel√™maco Borba – Testes r√°pidos e orientações nos dias 2 e 3 de dezembro, das 8 às 12h, na UBS do Centro.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Coment√°rios

anuncie aqui