magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Gaeco cumpre mandados em Curitiba e Paranaguá em investigação sobre tráfico de drogas a partir da prescrição de medicamentos controlados de uso veterinário

Por Mauricio Santos em 01/03/2024 às 14:10:56

O Ministério Público do Paraná, por meio dos Núcleos de Curitiba e Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, deflagrou nesta sexta-feira, 1º de março, a Operação Nexus, que investiga o crime de tráfico de drogas vinculado à aquisição e prescrição de medicamentos controlados de uso veterinário. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências e clínicas veterinárias de Curitiba e Paranaguá.

As investigações tiveram início a partir da constatação, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, de que médicos veterinários emitiam notificações de aquisição ou prescreviam as substâncias cetamina e mefentermina em patamares muito acima do normal e fora do padrão observado na prática veterinária regular. A cetamina é utilizada como droga para uso recreativo e também para sedação de vítimas no golpe conhecido como "boa noite, Cinderela", e a mefentermina é empregada indevidamente para aumento de performance em atividades esportivas.

Realizadas diligências a respeito da compatibilidade do perfil de aquisição ou prescrição com a atividade profissional constatada, foram identificados três médicos veterinários que foram alvo das medidas cumpridas hoje com o objetivo de verificar a destinação da enorme quantidade de cetamina e mefentermina prescrita ou adquirida e a comprovação da utilização em procedimentos veterinários ou o desvio para uso recreacional ou criminoso, bem como a existência de eventuais redes de contato com traficantes ou usuários.

Na operação de hoje, além de documentos e dispositivos eletrônicos que serão analisados em conjunto com os elementos de prova já produzidos na investigação, foram apreendidas porções de maconha e haxixe para uso pessoal e uma arma de fogo sem registro.

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui